Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
18 Municípios da região

Uenp vai desenvolver atlas regional de vulnerabilidade socioambiental

Reportagem Local
22 ago 2024 às 09:00
- Divulgação/Uenp
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Professores do curso de Geografia da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná), Campus Cornélio Procópio, realizaram um trabalho de campo em 18 municípios da Região Geográfica Imediata de Cornélio Procópio-Bandeirantes para subsidiar a construção de um atlas regional de vulnerabilidade socioambiental. 


Participam do projeto os professores Paulo Henrique Marques de Castro, Vanessa Maria Ludka e Pedro Henrique Carnevalli Fernandes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O atlas será resultado da interligação de três projetos coordenados pelos professores: “Potencialidades de Fotografias Aéreas nas Avaliações de Riscos e Vulnerabilidades Socioambientais”, “Espacialização Geográfica da Fome e da Pobreza da Região Geográfica Imediata Cornélio Procópio-Bandeirantes por meio do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único” e “Violência nas pequenas cidades da Região Geográfica Imediata de Cornélio Procópio-Bandeirantes, Norte do Paraná”.

Leia mais:

Imagem de destaque
Perdeu para o Paraguai

Dorival vê pressão subir após revés da seleção e jogos finais viram decisão

Imagem de destaque
Outra vítima ficou ferida

Homem é morto após ser baleado por dupla em motocicleta em Apucarana

Imagem de destaque
Polícia Militar foi acionada

Aluno ganha bomba e recebe R$ 10 para soltar em colégio estadual em Arapongas

Imagem de destaque
Aposentados

INSS muda regra para contratar crédito consignado a partir de 2025


Com mais de cinquenta mapas, indicadores, dados e análises, imagens aéreas e imagens de solo, entre outras informações, a obra contemplará os 18 municípios da região, atingindo quase 175 mil moradores. O registro de imagens aéreas foi viabilizado por meio de um Drone DJI Mavic 3, equipamento adquirido com recursos da Unidade Gestora do Fundo Paraná.

Publicidade


CRIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS


Para o professor Paulo Castro, a vulnerabilidade socioambiental pode ser compreendida como uma categoria que pode expressar os fenômenos acumulados de interação entre condições de risco, degradação ambiental e condições de pobreza e privação social. 


“As imagens aéreas e a publicação do atlas como um todo podem configurar uma importante ferramenta, seja na coleta de dados ou no monitoramento e análise temporal da paisagem da região”, frisa.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
UENP desenvolverá atlas regional de vulnerabilidade socioambiental
Professores da UENP criam atlas de vulnerabilidade socioambiental em Cornélio Procópio, abrangendo 18 municípios e quase 175 mil moradores.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade