Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pastas foram fundidas

OAB se posiciona contra fim de secretarias da Mulher e do Idoso por Tiago Amaral

Douglas Kuspiosz - Grupo Folha
13 jan 2025 às 19:08

Compartilhar notícia

- Emerson Dias/ N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A subseção de Londrina da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) enviou um ofício ao prefeito Tiago Amaral (PSD) recomendando a manutenção da autonomia das secretarias municipais de Políticas para as Mulheres e do Idoso, que deverão ser fundidas para, junto com a Assistência Social, criar a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, comandada pela empresária Marisol Chiesa.


No ofício, a entidade apresenta uma análise técnica e destaca o pioneirismo de Londrina na criação das secretarias de Políticas para as Mulheres, em 1993, e do Idoso, em 1999. O documento ressalta o trabalho desenvolvido por ambas as secretarias e o número bastante expressivo de pessoas atendidas por cada uma delas, com suas especificidades e demandas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Há de se reconhecer a necessidade de uma Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, independente, para que se fortaleça o enfrentamento à violência contra a mulher e se promova a igualdade entre homens e mulheres, combatendo todas as formas de preconceito e discriminação. A manutenção da SMPM representa o reconhecimento de que a desigualdade de gênero altera o desenvolvimento socioeconômico e concretiza importante compromisso político de combate a todas as desigualdades sociais”, diz o texto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crescimento de feminicídios

Paraná consolida luta no enfrentamento às violências contra mulheres

Imagem de destaque
Saiba mais

Lula sanciona lei que proíbe uso de celular nas escolas em todo o Brasil

Imagem de destaque
Redes sociais

Meta responde a pedido de esclarecimentos da AGU, e governo Lula discutirá medidas

Imagem de destaque
Eleições presidenciais

Privatizações viram trunfo de Ratinho Junior ao pleito de 2026


Em relação à pasta do Idoso, a OAB afirma que “o envelhecimento é uma realidade social no Brasil e no mundo, e a manutenção da Secretaria Municipal do Idoso também representa importante compromisso político com o desenvolvimento social digno”.

Publicidade


Apesar da manifestação de diversas entidades contra a fusão das pastas - como o CMDM (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres) e o Néias - Observatório de Feminicídios Londrina -, a tendência é que o prefeito Tiago Amaral não recue. Um projeto de lei para a reforma administrativa ainda será enviado para a CML (Câmara Municipal de Londrina).


"[...] a fusão resultará em prejuízo à continuidade e à qualidade dos serviços prestados, além de representar um retrocesso as conquistas sociais alcançadas pelo município de Londrina nas últimas décadas", conclui o ofício.

Publicidade


Em entrevista concedida na última quinta (9), Chiesa garantiu que não haverá prejuízo às políticas públicas com a fusão e falou em uma “reestruturação sem lacunas” na administração.


“Você traz para o mesmo guarda-chuva e possibilita toda essa reestruturação sem lacunas. Você tem como dividir um ser humano? Ele tem que ser visto na sua totalidade. É isso que nós queremos. Vamos ter os alinhamentos, todas as especificidades serão mantidas, todos os programas continuados. ‘Ah, vai extinguir’. Não vai, vai ser reorganizado, vamos potencializar, alinhar e entregar o melhor serviço para aquela pessoa”, disse a secretária.


LEIA MAIS NA FOLHA DE ,LONDRINA

Imagem
Folha de Londrina
Leia as Últimas Notícias de Londrina e do Paraná no Jornal Folha de Londrina que desde 1948 informa com ética, qualidade e independência editorial
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo