Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
2º domingo de junho

Lula sanciona lei que cria Dia Nacional da Pastora e do Pastor evangélico

Ana Pompeu - Folhapress
17 set 2024 às 09:05

Compartilhar notícia

- Rovena Rosa/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente Lula (PT) sancionou nesta segunda-feira (16) a lei que cria o Dia Nacional da Pastora Evangélica e do Pastor Evangélico. A data será comemorada anualmente no segundo domingo do mês de junho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Condutor aliviado

Lula sanciona fim do DPVAT sete meses após recriação do seguro obrigatório

Imagem de destaque
Entrevista

Tiago Amaral projeta ‘respostas imediatas’ no início da gestão em Londrina

Imagem de destaque
Alegou motivos particulares

Após processo por estelionato vir à tona, 'procurador' de Tiago Amaral recua e não assumirá

Imagem de destaque
Novo governo

Às vésperas da posse, secretarias importantes da Prefeitura de Londrina permanecem indefinidas

O texto foi publicado na edição desta segunda-feira (16) do Diário Oficial da União.

Publicidade


De acordo com o Palácio do Planalto, a legislação pretende reconhecer e valorizar o trabalho e a contribuição das lideranças religiosas evangélicas no Brasil.


A lei foi aprovada pelo Congresso Nacional e teve autoria do ex-deputado federal por Goiás João Campos. Relatada pelo senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), a matéria foi aprovada na Comissão de Educação e Cultura do Senado em 13 de agosto.

Publicidade


"A sanção oferece uma oportunidade oficial para reconhecer e valorizar o trabalho das pastoras e pastores evangélicos, destacando sua contribuição para as comunidades e a sociedade", diz.


O Dia Nacional da Pastora Evangélica e do Pastor Evangélico já é comemorado em igrejas e consta no calendário oficial de alguns municípios. De acordo com os dados do Censo de 2010, pouco mais de 22% da população se declarava evangélica. Os dados sobre religião de 2022 do IBGE estão sendo processados e ainda não foram divulgados.

Publicidade


Segundo levantamento do Datafolha, 31% dos brasileiros se declaravam evangélicos em 2020.


Em uma tentativa de reatar laços com o segmento, o PT lançou em agosto a "Cartilha Evangélica: Diálogo nas Eleições", formulada pela Fundação Perseu Abramo, centro de estudos da sigla, para orientar militância e candidatos no trato com evangélicos.

Publicidade


O documento elenca recomendações para lidar com os fiéis, como a de não encarar todos eles como fundamentalistas. O termo é associado a uma extrema direita cristã que, no Brasil, aparentou-se ao bolsonarismo.


Em abril, a Folha mostrou que Lula articulava ações para reagir contra a crise de popularidade entre os religiosos. Pesquisa Datafolha divulgada em 21 de março mostrou que o governo Lula tinha avaliação ótima ou boa de 35%, enquanto 33% consideram a gestão ruim ou péssima, e 30%, regular.

Publicidade


Um recorte específico junto ao público evangélico mostra que a reprovação, antes de 38% em dezembro, subiu no terceiro mês de 2024 para 43%.


OUTROS PROJETOS

Publicidade


Lula também sancionou o projeto que reconhece expressões artísticas, aspectos religiosos, além de reflexos e influências do cristianismo como manifestação cultural nacional.


Neste caso, o Planalto diz que "o objetivo da iniciativa aprovada pelo Congresso Nacional é assegurar que o cristianismo seja valorizado como parte importante do patrimônio cultural brasileiro, ressaltando a influência histórica e sociocultural ao desenvolvimento do país".


Outra lei sancionada reconhece Círio de Nazaré de São Luís (MA) como manifestação da cultura nacional. O evento, registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão, leva mais de 100 mil fiéis no segundo domingo de outubro à cidade de São Luís e movimenta a cidade durante todo o mês.


Imagem
História de filha que luta para manter mãe longe das ruas na zona norte de Londrina emociona internet
A jovem londrinense expôs nas redes sociais um vídeo em que mostra o antes e depois de sua mãe, uma conhecida ex-moradora de rua da zona norte de Londrina.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo