Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Oceano Pacífico

Forte terremoto atinge Japão e país emite alerta para tsunami

Folhapress
13 jan 2025 às 14:45

Compartilhar notícia

- Reprodução/Canva
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um alerta de tsunami foi emitido para cidades do Japão após um terremoto ser registrado nesta segunda-feira (13). Ele ficou em vigor por quase três horas e foi suspenso ainda nessa segunda-feira (13).

O tremor aconteceu às 21h19 no horário local (9h19 no horário de Brasília) e teve medida preliminar de 6,9 graus na Escala Richter. Segundo a agência de notícias japonesa NHK, o tremor aconteceu no mar Hyuga, que faz parte do Oceano Pacífico, em profundidade de 30 quilômetros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um alerta de tsunami foi emitido para a Miyazaki e Kochi, que ficam perto do epicentro do terremoto. A orientação era de que moradores dessas duas províncias se afastem da área costeira e de rios.

Leia mais:

Imagem de destaque
Almoço bom e barato

Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta terça-feira

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 13 e 14 de janeiro de 2025 em Londrina e região

Imagem de destaque
Educação e tecnologia

Startup oferece curso gratuito de IA e almeja 1 milhão de alunos

Imagem de destaque
Pastas foram fundidas

OAB se posiciona contra fim de secretarias da Mulher e do Idoso por Tiago Amaral


Ondas de 20 centímetros atingiram Miyazaki. Segundo a NHK, o porto de Miyazaki foi atingido às 21h48 e a cidade de Tosashimizu, em Kochi, por uma onda de 10 centímetros. 

Publicidade


Apesar do tamanho "pequeno", das ondas, as autoridades alertaram para o risco de aumento na altura das ondas e instabilidade. A previsão era de que as ondas chegassem a um metro, o que não se concretizou.

Publicidade


Imagem
Quais eventos foram cancelados em virtude do incêndio em Los Angeles?
Desde terça-feira (7), um incêndio florestal atinge a cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. Com isso, vários eventos cinematográficos e televisivos foram adiados ou cancelados:


O alerta de tsunami foi suspenso às 23h52 no horário local (11h52 no horário de Brasília). A maior onda registrada foi de 20 centímetros e não há registro de feridos.

Publicidade


Outras cidades receberam alerta para aumento do nível do mar. Elas são: Wakayama, Hiroshima, Tokushima, Ehime, Kagoshima, Tanegashima, Yakushima, ilhas Amami e ilhas Tokara. Nesses locais, não há previsão de destruição pelo aumento da água.


Danos estruturais causados pelo terremoto não foram medidos até o momento. Segundo a agência Associated Press, nenhuma planta nuclear foi afetada pelo tremor. 


O Japão, localizado no círculo de fogo do pacífico, convive com terremotos frequentemente. O mais forte deles já registrado na história recente, em março de 2011, teve magnitude de 9,1 graus e deixou 19,7 mil pessoas mortas.


Imagem
Brasileira cai de prédio e morre na Holanda; família suspeita de namorado
A brasileira Taiany Caroline Martins Matos, 32, morreu após cair do quarto andar de um prédio na província de Breda, na Holanda, na última sexta-feira (3).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo