O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) destacou nesta quinta-feira (16), em Foz do Iguaçu, que seu governo e nos próximos quatro anos não terá discriminação alguma a qualquer estado da federação, cidade, governador, prefeito, deputado ou vereador, independente de partido, religião ou time de futebol.
O governador Ratinho Junior (PSD) está viagem no exterior e foi representado na Itaipu pelo vice-governador Darci Piana.
Ratinho Junior apoiou na última eleição nos dois turnos o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)."Eu queria dizer ao povo do Paraná, ao governador de que a eleição acabou. A eleição terminou em outubro e a nossa missão agora é governar. Eu não quero saber de que partido é o governador. Não quero saber de que partido é o prefeito. Não quero saber de que partido é o vereador. Não quero saber que time que ele torce ou que religião que ele professa".
Leia mais:
Startup oferece curso gratuito de IA e almeja 1 milhão de alunos
OAB se posiciona contra fim de secretarias da Mulher e do Idoso por Tiago Amaral
Sema cogita até abate de pombos para combater infestação no centro de Londrina
Procon lança cartilha com orientações para compra de veículos usados no Paraná
No discurso na Itaipu, Lula voltou a repetir falas que já tinha dito após vencer o pleito. "Eu quero saber se o povo tem necessidade daquilo que a gente decide fazer. Se tiver necessidade, nós vamos fazer independente de quem seja o governador, de quem seja deputado. Nós vamos governar para o povo brasileiro e vamos respeitar todos os governos deste país", completou o presidente Lula.
Lula disse ainda que os recursos da Itaipu Binacional, que terminou de pagar em fevereiro o financiamento da construção da usina, serão usados no desenvolvimento sustentável da região sob a influência da binacional. "Nós vamos fazer primeiro com que o dinheiro de Itaipu seja gasto da melhor maneira possível, para que a gente possa oferecer para as cidades vizinhas aquilo que Itaipu tão bem sabe fazer, ajudar os nossos indígenas, nossos quilombolas, os nossos pescadores".
O presidente ainda adiantou que logo anunciará os nomes de toda diretoria da binacional (coordenação, administrativa, financeira, jurídica e técnica) e os seis nomes do conselho de administração. "A Itaipu precisa voltar e ser a empresa extraordinária que ela sempre foi. Precisa ter em conta que tem que contribuir tanto no desenvolvimento do Brasil e do Paraguai. Não é apenas vender energia. E um pouco do dinheiro que a empresa recebe, compartilhar com a sociedade para que a sociedade receba os benefícios que tem que receber."
Avaliação
O deputafo Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara, destaçou que a prática qie se se espera de um presidente, de um governante ou agente público. "A eleição é um embate de ideias e propostas, acabou o processo eleitoral, se governa para todos. O governo Lula é um governo de todos os brasileiros e paranaenses", disse Zeca Dirceu que acompanhou Lula na posse do economista Ênio Verri na Itaipu Binacional.
(Com informações da assessoria de imprensa do deputado Zeca Dirceu)