Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
OperaçãoTempus Veritatis

Defesa de Bolsonaro pede ao Supremo que passaporte seja devolvido

Redação Bonde com Agência Brasil
14 fev 2024 às 16:10

Compartilhar notícia

- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonado pediu que o STF (Supremo Tribunal Federal) devolva seu passaporte, apreendido no início da Operação Tempus Veritatis, que investiga a existência de uma organização criminosa que teria planejado um golpe de Estado no país. 


A argumentação apresentada pelos advogados diz que a apreensão não preenche os requisistos legais, já que não houve um indício real de fuga, por exemplo. Além disso, pedem que a retenção do passaporte seja substituída pela obrigação de pedir a autorização de pedir para deixar o país por mais de sete dias. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No pedido, a defesa sustenta que Bolsonaro “desde o início do processo tem cooperado de maneira irrestrita com as autoridades, comparecendo pontualmente a todos os chamados e colaborando ativamente para o esclarecimento dos fatos”. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Consciência Negra

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Imagem de destaque

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Imagem de destaque
Indiciados por organização criminosa

Confira a lista dos 37 indiciados pela PF no inquérito do golpe de Estado

Imagem de destaque
Patrimônio Regina

Homem foge da polícia por estradas rurais, mas acaba morto em confronto em Londrina


A apreensão do passaporte foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, a pedido da Polícia Federal e com aval da Procuradoria-Geral da República. Essa foi a única medida cautelar tendo Bolsonaro como alvo. Os demais investigados, incluindo militares de alta patente, também tiveram os passaportes apreendidos, bem como foram proibidos de se comunicar entre si. 


A defesa do ex-presidente sustenta ainda que a retenção do passaporte viola o direito à locomoção e teria adquirido caráter de antecipação de pena. Para os advogados, Bolsonaro “está sendo tratado como culpado, não só por este Juízo como também pelos veículos de comunicação”. 


Na petição, os advogados acrescentam que durante todo o ano de 2023 Bolsonaro precisou se ausentar do país apenas uma vez, para comparecer à posse do presidente argentino Javier Milei, e que avisou sobre a viagem ao Supremo com antecedência. 


Imagem
Com 'Dream Team', All Star Game terá uma prévia dos craques das Olimpíadas
"Um jogo forte e disputado entre os maiores da NBA". É o que promete a entidade que regulamenta a maior liga de basquete do mundo.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo