A Sanepar promove, nesta terça-feira (17), em Londrina, duas oficinas para quem quer aprender a fazer sabão com óleo usado na cozinha. Ainda restam vagas para o curso, que é totalmente gratuito.
Será feita uma turma pela manhã, a partir das 9h, no Cras Norte B (Rua Lino Sachetin, 524, conjunto Luiz de Sá), e outra, às 14h, na Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes (rua dos Cozinheiros, 952, jardim União da Vitória, zona sul)
A oficina tem duas horas de duração. O objetivo incentivar a reutilização do óleo de cozinha na confecção de sabão, evitando que o mesmo seja descartado indevidamente na rede coletora de esgoto ou na galeria pluvial, contaminando o ambiente. Os participantes terão apostila e certificado e poderão aproveitar os ensinamentos para economizar em casa ou gerar renda extra.
Leia mais:
Confira a lista de aprovados no vestibular da UEL 2025 em 1ª convocação
Portal Bonde transmite ao vivo a Vestibafest com resultado do vestibular da UEL
Secretária fala em ‘reestruturação sem lacunas’ após fusão de pastas em Londrina
Operação Choque de Ordem da GM de Londrina acha drogas em mocó na rua Belém
Além do aprendizado sobre como transformar óleo em sabão, também são trabalhados conteúdos como o uso correto da rede de esgoto, descarte de resíduos e a importância do saneamento.
Inscrição
Qualquer pessoa, maior de 18 anos, pode se inscrever pelo whatsapp (18) 98116-4319, com Adriana, por mensagem de texto. Pede-se a doação uma garrafa pet de dois litros e de óleo usado para a oficina. Não é obrigatória.
Ações socioambientais
As oficinas integram as ações socioambientais que estão sendo realizadas em diferentes bairros de Londrina como parte do Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento da Sanepar. O objetivo é promover a conservação do meio ambiente e a responsabilidade social a partir dos eixos do saneamento.
O Programa é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e atende à Portaria n° 464/2018, do Ministério da Cidades, como requisito para as obras de saneamento financiadas pela Caixa. Em Londrina, o contrato de R$ 103 milhões prevê obras de ampliação do sistema de abastecimento de água.
*Com informações da Sanepar