O prefeito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), e o vice-prefeito Junior Santos Rosa (PL) foram empossados nesta quarta-feira (1°) em solenidade na CML (Câmara Municipal de Londrina). Eles conquistaram 143.745 votos (56,32%) e superaram a ex-secretária de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes, que foi apoiada pelo ex-prefeito Marcelo Belinati (PP).
A sessão também deu posse aos 19 vereadores que agora compõem a 19ª Legislatura: Anne Ada (PL), Antonio Amaral (PSD), Chavão (Republicanos), Deivid Wisley (Republicanos), Emanoel (Republicanos), Flávia Cabral (PP), Giovani Mattos (PSD), Jessicão (PP), Lenir De Assis (PT), Marcelo Oguido (PL), Marinho (PL), Matheus Thum (PP), Mestre Madureira (PP), Michele Thomazinho (PL), Régis Choucino (PP), Roberto Fú (PL), Santão (PL), Sidnei Matias (Avante) e Valdir Santa Fé (PP).
Após os parlamentares, o prefeito e o vice-prefeito serem empossados, Amaral foi o primeiro a discursar, por 15 minutos. Ele ressaltou que “nada supera o trabalho” e destacou o papel da sua família na sua formação. Disse que, ao lado do vice e da Câmara, representará Londrina e os londrinenses.
Leia mais:
Prefeito de Cambé, Conrado Scheller planeja reestrutura a Amepar
Em sessão extraordinária, vereadores de Maringá aprovam mais 32 cargos comissionados
Assembleia Legislativa termina 2024 como 'parceira' do governo Ratinho Junior
Conselho defende permanência da Secretaria do Idoso em Londrina
“Nossa missão aqui é uma só: trabalhar pelo povo da nossa cidade, e se não for por isso, é melhor nem sair de casa. Essa é a nossa missão”, sublinhou o prefeito.
Após dez anos como deputado, Amaral reforçou que sabe a importância do Legislativo e pediu apoio dos parlamentares para “acelerar e destravar” Londrina.
“Temos a necessidade de desburocratizar, simplificar a vida das pessoas, deixar a cidade mais simples para o cidadão, seja para o empresário ou para quem aguarda uma consulta médica”, acrescentou.
Para ele, o dever da sua gestão será entregar um modelo de gestão pública eficiente e ágil, “que consiga entregar mais com menos, sem ter que recorrer ao bolso de cada cidadão”.
O prefeito ainda ressaltou que “cada cidadão londrinense tem o mesmo valor e merece a mesma qualidade de serviços” e que, se seu mandato - e dos vereadores - não deixar a modernização da cidade como marca, “nós nos sentiremos frustrados”.
Em sua fala de cinco minutos, o vice-prefeito Junior Santos Rosa, que foi vereador de 2012 a 2020, destacou a “aliança pela cidade” que firmou com o prefeito e declarou “lealdade, trabalho e comprometimento” para fazer de Amaral “o melhor prefeito de Londrina”.
“Dentro da nossa campanha, nós carregamos um slogan: Deus, família e Londrina. Se esse for nosso foco, não tem como dar errado”, projetou.
Na sequência, cada um dos 19 vereadores teve a oportunidade de falar por três minutos.
A atual composição da CML tem oito (42,1%) parlamentares em primeiro mandato e 11 (57,9%) reeleitos. Entre os 19 empossados, cinco são mulheres (26,3%). Seis partidos têm vereadores na Câmara de Londrina: PL e o PP têm seis cadeiras cada, o Republicanos tem três vagas, o PSD é representado por dois vereadores, e PT e Avante têm uma cadeira cada.
SAIBA MAIS SOBRE AS PRIMEIRAS MEDIDAS NA FOLHA DE LONDRINA.