Acontece nesta segunda-feira (9), o 1º Fórum Londrinense de Mulheres em Luta, com o tema “Construção, Reconstrução e Transformação”. Será um momento de mobilização de mulheres para discussão de pautas prioritárias e, a partir dele, será formulado um documento a ser entregue aos candidatas e candidatos a prefeito. O Fórum será no Centro Cultural Lupercio Luppi, localizado na Avenida Saul Elkind, a partir das 8h até as 17h.
O evento será promovido pelo Conselho Regional de Saúde da Zona Norte (Consaslon), Casa de Talentos e Coletivo Muvibe (Mulheres Amigas do Vista Bela), com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Poder Rosa, Néias-Observatório de Feminicídios Londrina, Mulheres Construindo Democracia, Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Instituto Fernando Loper Vasconcellos e Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz).
Gislaine Dias Elias, do Consaslon, explica que o Fórum deve acontecer anualmente com o objetivo de promover mudanças reais nas políticas públicas para as mulheres “desde a maternidade até a velhice”.
Leia mais:
Confira a lista de aprovados no vestibular da UEL 2025 em 1ª convocação
Portal Bonde transmite ao vivo a Vestibafest com resultado do vestibular da UEL
Secretária fala em ‘reestruturação sem lacunas’ após fusão de pastas em Londrina
Operação Choque de Ordem da GM de Londrina acha drogas em mocó na rua Belém
“Ter atendimento de qualidade e excelência desde o atendimento primário até o terciário; que uma mãe não precise ir à escola por que sua filha está sendo vítima de bulling; que se, porventura, precise de ir a uma delegacia ela não se sinta constrangida de denunciar o agressor; que ela saiba na ponta da língua todos os seus direitos garantidos por lei e que eles sejam executados em favor das mulheres”, exemplifica.
Rita de Cássia Lemos, do Coletivo Muvibe, conta que a ideia do Fórum surgiu da necessidade de unir as mulheres que estão em luta para analisar a construção já feita e, a partir disso, reconstruir o que não está funcionando e transformar todos os serviços acessíveis.
“A ideia principal do Fórum é compor uma carta e, com base na carta de intenções, apresentarmos para os candidatos e candidatas à Prefeitura. A carta levará peso, com nomes ícones da luta no enfrentamento da violência contra a mulher, falando sobre tema sensíveis e abordando e alinhando proposta que facilitaria os acessos aos serviços sobre políticas públicas para mulheres nos 3 eixos: saúde, educação e segurança”.
Programação
1° Fórum de Mulheres Londrinenses em luta 2024: Contrução, Reconstrução e Transformação
•Inicio 8h
•Mesa posta café da manhã
•Feira do Fórum
•Exposição da liga das artesãs da zona norte
•Barracas e ações das entidades ligadas a ConSasLon
•Abertura das solenidades
* Homenagem póstuma Grandes mulheres: Raquel Basseto, Wal Dias e Sandra Nishimura
- Palestra de abertura/introdução: Dra. Roberta Silveira Queiroz, Procuradora Geral em Cambé, sobre empreendedorismo e meio ambiente
* Show Musical
* Poesia Acústica
Fim da programação da manhã
13h: orientações e Distribuição dos participantes
13:30 Abertura dos trabalhos com Sueli Galhardi, presidenta do CMDM
- Abertura dos Grupos de trabalho por Eixo;
- Saúde
Mediadora: Elaine Galvão, da Rede Feminista de Saúde
- Educação
Mediadora: Lua Gomes, do Conexões Londrina (CUFA)
- Segurança
Mediadora: Martha Ramirez-Galvez, docente da UEL e presidenta de Néias
15h: Abertura dos Debates e grupos de trabalho
17h encerramento