Milhares de veículos percorreram as ruas de Londrina na tradicional Carreata da Padroeira seguida pela bênção em frente ao santuário de Nossa Senhora Aparecida. O evento normalmente ocorre no domingo anterior ao dia 12 de outubro, mas como neste ano a data coincide com as eleições municipais, foi transferida para este domingo (29). Na condução, o deputado federal Marco Brasil (PP), conhecido por ser locutor de rodeios e apresentador de televisão. A carreata saiu da paróquia São Tiago Apóstolo, no jardim Santiago, zona oeste.
“A cada ano que passa, mais e mais veículos se juntam à carreata que homenageia a padroeira do Brasil. Neste ano, de modo especial, como uma abertura da programação da Festa da Padroeira, que terá novenas, missas, entre outras atividades”, diz o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. Na chegada à vila Nova, os veículos foram recebidos com o badalar de um dos sinos que será instalado na torre do santuário, cuja bênção também foi no domingo, após a missa das 16h.
A programação da Festa da Padroeira terá ainda a Novena da Padroeira, que será de 2 a 10 de outubro, de segunda a sexta, sempre às 19h30. Aos sábados e domingos, 18h30. No dia 11/10, às 19h30, será a celebração das Vésperas Solenes com troca do manto da imagem de Nossa Senhora Aparecida, pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz. E no dia 12/10, terço dos homens (0h) e missas (5h, 7h, 9h, 10h30, 13h, 15h e 17h), com consagração das crianças (12h), procissão luminosa (18h) e coroação (19h).
Leia mais:
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quinta-feira
Serviços municipais: Veja o que abre e fecha no feriado desta sexta-feira em Londrina
Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quarta-feira
Abastecimento de água em Londrina e Cambé deve ser normalizado até à noite
Santuário
O santuário de Nossa Senhora Aparecida, na vila Nova em Londrina, nasceu como capelinha em maio de 1940. Em 1º de março de 1952 se transformou em paróquia e em 1997 foi elevado a santuário, convertendo-se em um centro de evangelização, peregrinação e referência no turismo religioso, recebendo devotos e fieis do Paraná e de outros estados, já que as promessas podem ser cumpridas no santuário de Londrina. A Festa da Padroeira, atualmente, recebe mais de 40 mil pessoas somente no dia da padroeira do Brasil.