O Dia Nacional da Leitura é comemorado neste sábado (12), junto com o Dia das Crianças. Para celebrar a data, a Biblioteca Pública de Londrina organizou uma programação especial com oficinas e eventos.
No dia 12, às 14h, as crianças podem aproveitar o evento “SábadoHQuê”, um bate-papo sobre HQs (histórias em quadrinho) com Clecius Alexandre Duran. O evento é gratuito e acontece na Biblioteca Pública, localizada na av. Rio de Janeiro, 413, Centro.
Além do foco nas histórias em quadrinho, o bate-papo aberto ao público ainda terá Duran apresentando sua obra, Crônicas da Lua Cheia, que trabalha o suspense em volta da pergunta “O lobisomem poderia ser mais que um mito?”.
Leia mais:
Confira a lista de aprovados no vestibular da UEL 2025 em 1ª convocação
Portal Bonde transmite ao vivo a Vestibafest com resultado do vestibular da UEL
Secretária fala em ‘reestruturação sem lacunas’ após fusão de pastas em Londrina
Operação Choque de Ordem da GM de Londrina acha drogas em mocó na rua Belém
Além do Dia Nacional da Leitura, a biblioteca também terá a Semana Nacional do Livro, do dia 23 ao dia 29 de outubro. A campanha é promovida no âmbito municipal e conta com parcerias entre instituições públicas e privadas, com atividades nas bibliotecas e em outros locais, como no Sesc Cadeião.
Durante a semana, a população pode participar de atividades voltadas para o cinema, bate-papos com autores sobre suas obras, oficinas para mulheres sobre roteiro, contação de histórias, lançamento de livros, reuniões para trocas de indicações de leituras e até exposições de pinturas. A programação completa pode ser conferida no site da prefeitura.
A Diretora de Bibliotecas afirma que a leitura é essencial para "a formação de um cidadão crítico, humano, reflexivo e atuante na sociedade onde está inserido", e que, após as reformas e a pandemia, a Biblioteca Pública passou a ser mais que um espaço de empréstimo de livro, mas também um centro cultural, com atividades lúdicas, literárias e culturais acontecendo diariamente.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.
Leia também: