Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de minimuffins com 24 cavidades.
Crumble (farofa crocante)
Coloque a farinha de trigo, o açúcar de confeiteiro, a farinha de amêndoa, as raspas de limão e o sal em uma tigelinha e misture. Acrescente a manteiga e misture com as pontas dos dedos, esfregando a manteiga nos ingredientes secos até que uma farofa grossa se forme.
Leve à geladeira enquanto prepara a massa dos financiers. Em uma tigela grande, junte o chocolate a manteiga e leve ao banho-maria (fogo baixo, sem deixar que o fundo da tigela toque a água) até derreter. Retire do fogo e deixe esfriar 5 minutos. Acrescente a farinha de amêndoa, o açúcar, a farinha de trigo, o sal e a baunilha e misture. Junte as claras. Despeje a massa na forma preparada enchendo cada cavidade ¾ de sua capacidade.
Polvilhe generosamente com a cobertura crumble, apertando levemente com os dedos para que ela grude na massa de chocolate. Asse por 10-12 minutos ou até que os financiers cresçam (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos e então os retire da forma com bastante cuidado, transferindo para a gradinha. Sirva mornos ou em temperatura ambiente.
Observação: financiers são uma espécie de bombocados franceses, à base de farinha de amêndoas e claras. As receitas variam. Conta a história que os docinhos levam esse nome por ficarem famosos ao serem vendidos no entorno da Paris Bourse, a Bolsa de Valores francesa. O forminhas originais lembram"lingotes" como barrinhas de ouro, mas também é possível usar forminhas de muffins ou cupcakes. Sãos ótimos acompanhamentos para um café ou chá.