Modo de preparo
Obs.1: As bananas precisam estar com as cascas bem fechadinhas e estar bem verdes, pois assim a frutose ainda não se desenvolveu e, ao cozinharmos, vamos desenvolver o amido resistente delas, que é um excelente probiótico cheio de nutrientes e benefícios.
Obs.2: Psyllium é a fibra que vai manter a umidade no bolinho e deixá-lo bem fofo por dias. Compre a granel em loja de produtos naturais.
1. Lave bem as bananas e cozinhe na panela de pressão com um pouco de água por 8 minutos, contados a partir da fervura (chiado).
2. Deixe a pressão ser liberada naturalmente para abrir a panela e bata as bananas no liquidificador com um pouco de água (fica um creme parecendo um doce de leite, mas não tem gosto de nada, o que é ótimo pois combina com tudo e vira muitas receitas).
3. Transfira para uma tigela e misture os demais ingredientes, exceto o fermento e o vinagre, com um batedor de arame (fouet).
4. Adicione o fermento e, por cima, o vinagre, para reagir, oxigenar e deixar a massa bem aerada. Misture de novo e note que a massa fica bem mais leve.
5. Distribua em 4 fôrmas individuais e leve ao forno médio preaquecido (180-200 ºC) por uns 35 minutos ou até firmarem (faça o teste do palito). Deixe esfriar e desenforme.