O projeto Impressões da Memória realiza neste domingo (dia 7 de abril) às 17hs na Vila Cultural Alma Brasil o lançamento de um livreto, uma exposição de fotografias e gravuras, além da primeira escuta pública de uma radionovela. A entrada é gratuita.
O trabalho mostrado na exposição partiu de múltiplos estímulos criativos advindos das histórias de vida dos moradores da Vila Brasil. O projeto se dividiu em duas frentes de atuação que se complementaram.
A primeira se constituiu como uma pesquisa histórica, que teve como metodologia o registro oral das histórias dos moradores em rodas de conversa, aliada a um levantamento fotográfico dos acervos pessoais dos mesmos. A segunda se caraterizou pelo trabalho de reinvenção dessas memórias sociais por um grupo de alunos do Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL). Após frequentar oficinas de fotografia, xilogravura e teatro, o grupo de adolescentes desenvolveu um trabalho de recriação sobre as memórias dos moradores utilizando essas três linguagens.
A concepção propositiva do projeto, sob coordenação da historiadora Maria Fiorato e do ator e relações públicas Danilo Lagoeiro, foi propiciar o diálogo entre gerações em um processo artístico-pedagógico que reinventasse aspectos históricos do passado pelo olhar de jovens do presente. O facilitador social e contador de causo José Rezende Andrade fez a ponte entre a coordenação do projeto e os moradores da Vila e também sugeriu pautas para as conversas.
Leia mais:
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'
Como resultado desse processo, o projeto organizou um livreto de 84 páginas que sintetiza algumas das vivências experimentadas de abril a dezembro de 2012, agregando xilogravuras, fotografias (do acervo dos moradores e produções realizadas pelo grupo de adolescentes) e textos editados a partir das conversas gravadas, incluindo um texto dramático, criado através de exercícios de improvisação cênica junto aos alunos, e que guiou a gravação de uma radionovela, da qual participam adolescentes e antigos moradores. A diagramação do livreto e transcrição das conversas foram realizadas pela estudante de jornalismo Ananda Morilha.
O projeto Impressões da Memória tem apoio cultural da Radio Web Alma Brasil, do Centro Esportivo de Capoeira Angola de Londrina e do Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL). O patrocínio do projeto é do PROMIC.