É quase um diário animado. ''Um livro de escritos e desenhos de lembranças'', como define Maureen Miranda para o seu ''Botei um ovo''. A obra traz ilustrações realizadas nos últimos quatro anos, um período em que a desenhista e atriz viajou muito realizando temporadas de espetáculos teatrais e que trouxe, à revelia do público, muita solidão.
''Viajar é muito solitário e o desenho me acompanhou nessa trajetória'', conta a artista. Aos 28 anos, a maior parte deles dedicados ao desenho e dez como atriz, Maureen lança seu primeiro livro, depois de um longo período esperando apoio da Lei de Incentivo à Cultura.
O título surgiu ao acaso, assim como a maioria dos desenhos reunidos. As ilustrações condensam uma coleção de histórias e personagens vividos pela atriz, como os desenhos que fazem uma referência aos personagens de Tchekov, em ''A Gaivota''. Também aparecem personagens interpretados junto à Sutil Companhia de Teatro de Felipe Hirsch.
Leia mais:
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'
Nesses últimos cinco anos, Maureen acumula participações nos espetáculos de Hirsch, como no já lendário ''A Vida é Cheia de Som e Fúria'' e o recente ''Avenida Dropsie'', ainda inédito do Paraná.
Formada em Publicidade e Propaganda, Maureen nasceu em Pato Branco, mas há 16 anos mora em Curitiba. ''Não quero sair da cidade. São Paulo e Rio só para trabalhar e por isso estou meio decepcionada com o teatro'', confessa. A atriz lamenta que a dedicação de ensaiar um espetáculo em Curitiba não se reflita na temporada. ''A gente ensaia uma peça dois meses e se ficar um mês em cartaz é muito tempo'', argumenta.
Mas Mauren, que já acumula participação também em minisséries exibidas pela Rede Globo, como ''A Grande Família'', não está pensando em deixar a profissão, nem trocá-la definitivamente pelas artes plásticas.
Atualmente ela aguarda definições de projetos no cinema e televisão, como o projeto ''Chá Comigo'', uma proposta para TV aberta que tem ainda a participação da psicóloga Rochelle Miranda e da jornalista Eliane Moreno e que está em processo de finalização.
A atriz divide os projetos com o lançamento do primeiro livro. A obra já foi lançada em São Paulo, no Espaço Unibanco de Cinema. Parte das gravuras da obra também foram publicadas na Revista de Pesquisas de Estudos Hispânicos e Lusotânicos da Universidade da Califórnia. Em Curitiba, o livro é lançado nas Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigui no dia 30 de agosto, e no Espaço By Maureen Arte e Café, em 06 de setembro.
''Botei um ovo'' reúne mais de três dezenas de ilustrações utilizando a técnica bico de pena e aquarela. O livro também traz duas pequenas histórias em quadrinhos, além de textos curtos assinados pela desenhista. O projeto gráfico é de André Coelho e o ator e diretor Cacá Rosset assina o prefácio.