Em sua juventude, o escritor Joseph Conrad foi membro da marinha mercante, talvez isso explique sua fascinação por histórias que têm como fio condutor viagens náuticas. É esse o caso do clássico ''Coração das Trevas'' - reeditado pela Martin Claret num formato bastante acessível - que tem o rio Congo como cenário da trama. A história serviu de inspiração para o filme ''Apocalipse Now'' de Francis Ford Coppola, considerado um dos mais importantes da história do cinema.
Diferente da adaptação, o livro de Conrad não se passa na guerra do Vietnã, e sim no Congo Belga, na África, onde a coroa britânica oprime a população nativa em busca de marfim.
Marlow, o capitão de um barco a vapor é incumbido de uma intrigante missão: navegar selva adentro até o posto mais avançado, de onde um certo capitão Kurtz envia carregamentos cada vez maiores de marfim. Nessa viagem ao âmago selvagem da floresta africana, Marlow e sua tripulação - formada por nativos e canibais - penetram num cenário de irrealidade, onde é possível ouvir as batidas do coração maligno da selva, o coração das trevas. É lá que Marlow finalmente ficará frente a frente com Kurtz, um homem admirável e destemido que teve sua alma tragada pela selvageria africana, chegando à insanidade. ''O horror, o horror'', o testemunho que acompanharia o protagonista até seus últimos momentos e alçaria Joseph Conrad até o píncaro daqueles que possuem uma obra imortal, que atravessa as décadas causando assombro e admiração por onde passa.
Leia mais:
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'
Serviço:
- ''Coração das Trevas'', de Joseph Conrad. Editora Martin Claret; 152 páginas; R$ 10,50.