O Museu Histórico de Londrina recebe, nesta sexta-feira (20), às 19 horas, um evento que marcará o pré-lançamento da 14ª edição do Londrix - Festival Literário de Londrina. A programação inclui o lançamento do livro "Barthes 100: ideias e reflexões" e conversa com o escritor Carlos Fonseca, autor de "Umseteum". O evento será aberto à comunidade, com entrada gratuita. O museu está localizado na Rua Benjamin Constant, 900, no centro.
Em "Barthes 100: ideias e reflexões", organizado por Miguel Contani e Maria José Guerra, o leitor é convidado a fazer uma reflexão sobre a contemporaneidade através de uma coletânea de textos baseados nas ideias de Roland Barthes, importante pensador francês do século XX. O livro foca na questão da necessidade de outras maneiras de raciocinar o convívio social na atualidade, especialmente em relação à linguagem.
Já em "Umseteum", Fonseca mescla pesquisa histórica, linguística e ficção, reconstituindo literariamente o processo de conquista e colonização do noroeste paulista. O autor busca dar destaque especial aos acontecimentos envolvendo imigrantes e nativos dizimados, principalmente os índios da tribo Kaingang. A conversa será mediada pela pesquisadora Taysa Crsitina da Silva.
Leia mais:
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'
Haverá, ainda, a feira "Leia Londrina" e o "Assalto Literário", que distribuirá cerca de 500 livros em locais públicos pelos distritos da cidade para a população encontrar.
Londrix
A 14ª edição do Festival Literário de Londrina está programada para o início de 2018, e promoverá conversas e projetos de extensão para crianças e idosos, distribuição de livros, oficinas, entre outros.