Histórias contadas por pescadores e que trazem o resgate cultural, biológico e ambiental do estuário da Baía de Guaratuba foram reunidas no livro 'Baia de Guaratuba – Pescadores e Suas Histórias', obra escrita pelos zootecnistas e pesquisadores Marcio Nascimento e Rodrigo Bertoli, da Organização Não-Governamental (ONG) Instituto Guaju. O livro tem o intuito de divulgar os conhecimentos tradicionais das primeiras famílias de pescadores que colonizaram a região.
Os depoimentos dos sete pescadores mais antigos da comunidade foram compilados em 54 páginas. O livro contém informações detalhadas sobre onde estão distribuídas, a alimentação, o habitat natural, tamanho e coloração de 28 espécies de peixes como o Cavalo Marinho, Corvina, Garopa, Linguado, Tainha, Robalo-Peva, Robalo-Flecha e Raia Viola.
Além disso, a obra explica como era feita a pesca artesanal até 1970 - realizada exclusivamente na baía, devido à fartura dos cardumes na época -, a evolução da pesca e a necessidade de ações sustentáveis e de preservação ambiental do estuário para que a atividade não seja ameaçada.
Leia mais:
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'
A publicação traz ainda a legislação ambiental para a pesca, informações sobre como deve ser feita a destinação adequada dos resíduos sólidos e líquidos gerados pela atividade pesqueira.
Os autores da obra, Marcio Nascimento e Rodrigo Bertoli, contam que a baía de Guaratuba mantém a terceira maior riqueza em diversidade marinha do mundo.