O livro 'O menino e a lágrima de Vênus', da escritora mineira Lucia Castello Branco, conta a história de um menino sensível e sua relação com a vida e a natureza. Inspirado em fatos da vida do cantor e compositor baiano Caetano Veloso, a obra conta com ilustrações da artista plástica Maria José Boaventura e é lançamento da Autêntica Editora.
O livro pela autora
Quando li o delicioso relato de Dona Canô, em suas Lembranças do saber viver, colhidas por Antônio Fernando Guerreiro de Freitas e Arthur de Assis, fiquei parada em uma de suas memórias de família. Era uma cena de Caetano Veloso, ainda menino, que ela relatava com a sutileza de um olhar todo seu: "No meio do terraço tinha uma planta com umas folhas assim, parecendo de bromélia, mas não era, e dava uma flor, um lírio, chamava-se Lágrima de Vênus, que, quando abre, cai uma lágrima."
Leia mais:
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'
A história prosseguia em ritmo de narrativa oral, e se encerrava numa frase coloquial, atribuída a Caetano: "Tô vendo a lágrima cair. Não vou sair daqui não, enquanto a lágrima não acabar de cair."
A frase, já envolvida em ternura, não se comparava à ternura desse olhar de mãe de poeta, que Dona Canô parece sempre ter tido. E então, ao escutá-la assim, destacada de seu contexto, pus-me a devanear sobre esse menino poeta que tantas vezes me fez chorar com suas canções.
E assim fui me deixando levar: da lágrima de Vênus ao menino ilágrime, do menino poeta às cenas de amor ímpar que atravessam a infância e o olhar infantil. Por fim, tive a certeza de que minha comoção se devia não só à poesia do menino, mas sobretudo ao poema já antecipado no olhar de sua mãe. E tentei dizer, evocando as palavras de Caetano, o meu poema para essa aberta flor do amor: "E brilhas dentro, aqui."
Sobre a autora – Lucia Castello Branco nasceu no Rio de Janeiro em 1955. Quando adolescente se mudou para Belo Horizonte e lá construiu laços fortes de amizade, de trabalho e de família (tem dois filhos mineiros). Morou nos Estados Unidos e em Portugal, onde fez seu mestrado e dois estágios de pós-doutorado. É professora titular em Estudos Literários na Faculdade de Letras da UFMG.
Sobre a ilustradora – Maria José Boaventura nasceu em Pirapora, norte de Minas, em 1952. Em Belo Horizonte, cursou a Escola de Belas Artes da UFMG especializando-se em Desenho e Pintura. Foi professora e artista no Rio Grande de Sul e em São Paulo. Realizou exposições individuais, participou de salões de arte e de exposições coletivas no país e no exterior. Teve vários trabalhos publicados e premiados como artista, ilustradora e autora, como o Prêmio Jabuti (1987), da Câmara Brasileira do Livro, e o Prêmio Luís Jardim (1989), da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Desde 1984, vive em Tiradentes, Minas Gerais.
Ficha Técnica:
Título: O menino e a lágrima de Vênus
Autora: Lucia Castello Branco
Ilustração: Maria José Boaventura
Número de páginas: 40
Formato: 21 x 24 cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-8217-035-9