O jornalista e escritor José Antonio Pedriali lança nesta sexta (15), o livro "Dalton Paranaguá e a construção do futuro". O lançamento será a partir das 19 h, no Hotel Bourbon, em Londrina.
'Dalton Paranaguá e a construção do futuro' conta a trajetória de Dalton Fonseca Paranaguá como médico, secretário de Saúde do Paraná durante o governo Paulo Pimentel e prefeito de Londrina, cargo que exerceu de 1969 a 1973.
O título, explica o autor, foi escolhido para sintetizar as ações de Paranaguá na vida pública, que não se extinguiam no presente, mas se destinavam a abrir o caminho do futuro.
Leia mais:
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'
Pedriali mostra as ações de Paranaguá como secretário de Saúde de 1966 a 1968, o desenvolvimento do amplo programa de medicina preventiva e de combate a moléstias contagiosas e doenças tropicais, comandado por ele.
Paranaguá também foi o responsável pelo fim do bicho-barbeiro e a diminuição dos casos de tuberculose. Entre suas obras como secretário está o Sanatório de Londrina, que daria lugar ao Hospital Universitário.
Como prefeito, Paranaguá inovou. Tanto no estilo informal – foi o primeiro prefeito a despojar-se do paletó e da gravata, por exemplo – quanto na velocidade que impunha às suas decisões e ao alcance dessas decisões.
Nos dois primeiros anos de governo ele construiu mais salas de aulas do que o município possuíra até então. A revitalização do Lago Igapó foi iniciada por ele. A retirada da linha férrea do centro da cidade também foi iniciativa dele, assim como a utilização da água do Rio Tibagi para o abastecimento de Londrina. O Ginásio de Esportes de Londrina foi construído por ele. Todas as favelas – eram oito – foram erradicadas durante a administração dele, que deu impulso a um amplo programa de construção de casas populares. A saúde – sua especialidade – recebeu atenção como nunca, afirma o jornalista.
O primeiro Pronto-Socorro municipal de Londrina foi criado por Dalton Paranaguá.