Samba é mais que um gênero musical, é uma cultura que chega ao seu primeiro século de existência cheio de vivacidade. Essa é a visão da pesquisadora Juliana Barbosa, que lança nesta sexta-feira (19/09), na Semana Literária do Sesc, Nelson Sargento e as redes criativas do samba (Appris). O livro trata da cultura do samba a partir de Nelson Sargento, um dos maiores sambistas brasileiros.
Juliana destaca a importância do compositor. Sargento teve contato com os primórdios do samba e, com 90 anos de idade, está em plena atividade e faz parcerias com a nova geração. Por isso, a pesquisadora considera que ele é um elo entre a raiz e os novos frutos do samba. O livro é resultado da pesquisa de doutorado da autora, feita na área de Estudos da Linguagem na UEL. O lançamento reunirá sambistas londrinenses em um show-tributo aos 90 anos de Nelson Sargento.
Juliana Barbosa é pós-doutoranda em Estudos da Linguagem pela UEL, pesquisadora, professora e produtora cultural. Como pesquisadora, desenvolve estudos sobre a cultura do samba desde 2004. Atualmente estuda a obra musical de Martinho da Vila. Desde 2008, produz e apresenta o programa Estação Samba, veiculado semanalmente pela emissora educativa UEL FM. Também é graduada e especialista em Comunicação, tendo atuado por 15 anos como Relações Públicas na área governamental em Londrina.
Leia mais:
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'
Serviço:
Lançamento do livro Nelson Sargento e as redes criativas do samba (Appris), da pesquisadora Juliana Barbosa
Sexta-feira (19/09) – 19h30
Local: Sala de Espetáculos
Público: Adulto
Retirada de ingressos 1h antes - gratuito