Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dia 7 de março

Jornalista argentino lança livro em Londrina

Redação Bonde com assessoria de imprensa
25 fev 2013 às 12:58

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nascido em Buenos Aires e formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ariel Palacios, 46 anos, lança "Os Argentinos" no próximo dia 7 de março na Livrarias Curitiba do Shopping Catuaí. Marcado para as 19 horas, o lançamento terá sessão de autógrafos e bate-papo com o autor. No dia seguinte, às 8 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Palacios profere a palestra "Da Economia ao Futebol: um retrato falado dos argentinos", seguida de debate com o público. Ambos os eventos têm patrocínio da Rádio CBN Londrina.

"Os Argentinos" marca a estreia de Ariel Palacios no mercado editorial. É um panorama político, econômico e social e desmistifica clichês existentes sobre a Argentina. O título, que integra a coleção "Povos & Civilizações" da Editora Contexto, conta como os argentinos são, como vivem, sua conturbada história, suas crenças e como, ao contrário do que muitos acreditam no Brasil, gostam e admiram seus vizinhos brasileiros. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A história político-econômica, social e geopolítica da Argentina tem mudado muito nas últimas décadas e o objetivo da obra, de acordo com o autor, é mostrar ao leitor brasileiro a estrutura de um país cheio de contrastes e antagonismos. Temas como a cultura, o dia a dia, a idiossincrasia, a gastronomia, os mitos, a história, a política, a economia e o futebol, entre outros, estão divididos em 14 capítulos, com linguagem fluida e uma abordagem divertida e, ao mesmo tempo, profunda.

Leia mais:

Imagem de destaque
Para seguir minha jornada

Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero

Imagem de destaque
Literatura infantil

Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta

Imagem de destaque
'A cidade na retina'

Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta

Imagem de destaque
Nova obra

Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'


"A ideia era fazer um livro que ajudasse a acabar com os clichês dos brasileiros em relação ao país vizinho e que abordasse os mais diversos aspectos da sociedade argentina", diz Palacios, que há mais de 15 anos atua em grandes veículos da imprensa brasileira. O futebol, ou o "fútbol" (ou, popularmente, "el fulbo"), é apresentado como a paixão esportiva número um dos argentinos. E, ao contrário do que acredita uma grande parte dos brasileiros, o principal rival da Argentina no futebol é a Inglaterra, por questões geopolíticas, mais especificamente a Guerra das Malvinas (1982). "Nesse contexto, quando o Brasil enfrenta a Inglaterra, os argentinos sempre torcem a favor do Brasil", revela. 

Publicidade


A economia argentina sempre causou surpresa aos economistas de todo o planeta, já que o país, que representava 50% do PIB latino-americano em 1910, atualmente representa apenas 7,7%. "O país passou pelas mais esquizofrênicas políticas econômicas, indo de governos estatizantes aos mais intensos neoliberais, para voltar de novo às estatizações. Durante a crise de 2001-2002, além do peso, os argentinos operavam com o dólar e mais de uma dúzia de ‘moedas paralelas’ cujas cédulas pareciam notas do ‘Banco Imobiliário’", comenta o autor. 


O livro também retrata as peculiaridades da história, desde as duas fundações da cidade de Buenos Aires (a segunda delas, protagonizada por um basco acompanhado de uma centena de paraguaios), até a existência de duas datas nacionais. Palacios destaca que a Argentina é um país altamente politizado, embora careça de uma tradição de institucionalidade: somente quatro presidentes civis conseguiram completar seus mandatos nos últimos 80 anos. 

Publicidade


"A Argentina é o país com o qual compartilhamos o ‘portunhol’, este peculiar ‘idioma’, falado tanto por turistas como por presidentes. E é também a terra do ‘lunfardo’, a sui generis gíria usada no tango e na vida cotidiana", completa Palacios. O país é a terra de mitos como Juan Domingo Perón e sua mulher Evita; de Carlos Gardel, de Diego Armando Maradona, entre outros. Parte destes mitos está enterrada, "pero no mucho". Esse é o caso de Perón e Evita, que, apesar de mortos há décadas, ainda arrebanham votos nas eleições argentinas. 


Sobre o autor - Ariel Palácios, 46 anos, é portenho. Formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina, fez o Master de Jornalismo do jornal El País (Madri) em 1993. É correspondente do jornal O Estado de S. Paulo em Buenos Aires, desde 1995, e do canal de notícias GloboNews, desde 1996.

Publicidade


Sobre a editora - Idealizada pelo historiador Jaime Pinsky e especializada em ciências humanas, a Contexto está presente há 26 anos no mercado editorial brasileiro. Detentora de centenas de livros referência para a academia, também se dedica à produção dos chamados "livros de livraria". 


Ficha Técnica:

Título: Os Argentinos
Editora: Contexto
Formato: 16,5 cm x 21,5 cm
Páginas: 368
Preço: R$ 49,90


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo