Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Filo lança 'Memória e Recordação', de Nitis Jacon

Redação Bonde
04 mai 2010 às 15:07

Compartilhar notícia

- reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Festival Internacional de Londrina (FILO) lança na próxima sexta (7), às 19h30, "Memória e Recordação - Festival Internacional de Londrina – 40 anos", livro que conta os fatos pontuais e determinantes da trajetória do evento.

A autora, Nitis Jacon, que viveu essa história desde sua criação e, hoje, é sua Presidente de Honra, faz o relato com uma preocupação memorialista dos fatos, porém sem abdicar de seu papel de protagonista, testemunha e crítica, entremeando à tessitura do documento sua percepção dos acontecimentos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na contextualização dos momentos mais significativos e determinantes do FILO, Nitis se propõe a desmistificar a idéia de evento para afirmar o caráter processual do Festival que marcava festivamente um período limitado do ano, enquanto o processo de formação cultural avançava sem interrupção mesmo nos momentos de aparente ruptura.

Leia mais:

Imagem de destaque
Para seguir minha jornada

Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero

Imagem de destaque
Literatura infantil

Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta

Imagem de destaque
'A cidade na retina'

Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta

Imagem de destaque
Nova obra

Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'


É a história de quarenta anos de muita gente, muitos trabalhos, muitas experiências carregadas de paixão e lucidez. Do FILO! Panorama das artes cênicas.

Publicidade


"Memória e Recordação" é um mergulho nas águas de um processo único e inundado de sentidos. Traz um raro relato da trajetória da cultura brasileira. Apresenta a história do FILO ao longo de seus 40 anos de existência, a partir das recordações de sua grande idealizadora, Nitis Jacon.


Rompendo as fronteiras entre história e memória, Nitis Jacon não se limita a apresentar a trajetória do mais antigo e representativo festival de teatro da América Latina reconhecido pelo ICOMOS/UNESCO como "Patrimônio Cultural Paranaense e do Teatro Brasileiro". Vai além. Revela um amplo panorama das artes cênicas dentro do contexto histórico e social das últimas quatro décadas.

Publicidade


Tudo começa no emblemático ano de 1968, num encontro de inquietos e inconformados estudantes. Um ímpeto que atravessa a contracultura, a repressão da ditadura, a violência dos militantes, a resistência dos militantes, a redemocratização do país, as imposições econômicas, as vertentes teatrais, a diversificação estética, a globalização e muito mais. Desafios infindáveis que geram, a cada etapa, novos rumos e surpreendentes soluções.


Nitis Jacon, com extrema lucidez, constrói uma reveladora leitura dessa longa estrada de percalços e inquietações. Uma estrada repleta de dificuldade e desafios, dedicação e conflitos, batalhas e conquistas, deleites e ousadias. Um universo onde a arte revela o ser humano completamente desnudo em sua longa jornada pela acalentadora idéia de civilização.

Publicidade


'Serviço':


Lançamento do livro "Memória e Recordação – Festival Internacional de Londrina – 40 anos", de Nitis Jacon

Publicidade


Quando: sexta, dia 7 de maio


Horário: 19h30

Publicidade


Local: Blue Tree Premium – Londrina


Apresentação: Mariângela Alves de Lima

Publicidade


Gênero: Teatro – história, memória


360 páginas


Realização: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná

Patrocínio: PETROBRAS


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo