O escritor paranaense Dalton Trevisan, de Curitiba, será agraciado nesta quarta-feira (12), às 18h30, com a entrega do Prêmio Camões 2012 de literatura, o maior prêmio da língua portuguesa. A escolha do júri, formado por membros do Brasil, Portugal, Angola e Moçambique, para dar o prêmio ao escritor, foi unânime.
Autor de diversos contos e livros que falam sobre a cidade de Curitiba e o povo curitibano, como "Em Busca de Curitiba Perdida" e "O Vampiro de Curitiba", Dalton já recebeu vários prêmios por suas obras, como o Prêmio Jabuti, pela sua primeira publicação "Novelas Nada Exemplares" (1959), além do Prêmio Ministério da Cultura de Literatura, em 1996, pela obra "A polaquinha" (1985).
Avesso a entrevistas e aparições em público, o escritor não irá receber o prêmio, que será entregue no Auditório Machado de Assis, na Biblioteca Nacional. Em seu lugar estará presente sua editora, Sônia Jardim, da Editora Record. O prêmio é composto por um diploma e 100 mil euros.
Leia mais:
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'
Além de Dalton Trevisan, já receberam o prêmio escritores como José Saramago, Rachel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto.