Arqueólogos afirmam terem descoberto a estarrecedora previsão do calendário maia: um cataclisma global poderá dar fim ao mundo no dia 21 de dezembro de 2012.
Já estudos de outras áreas do conhecimento contrariam o prognóstico apocalíptico da antiga civilização, mas não negam que o enigmático ano reúne todos os ingredientes necessários para representar um verdadeiro marco na história humana.
É impressionante - e ao mesmo tempo fascinante - como transformações e processos de origens diversas que vêm ocorrendo há anos e até há séculos culminarão em 2012. Mas o que, de fato, esse ano reserva para a humanidade? Ocorrerá o fim dos tempos, ou o nascimento de um novo ciclo de evolução humana, ou ainda uma mudança física do planeta Terra?
O livro '2012', procura munir o leitor das mais variadas perspectivas e pontos de vista a respeito da data, possibilitando-o a tirar suas próprias conclusões sobre os mistérios que giram em torno do ano. O livro chega ao país pouco antes da estréia do filme Catástrofe "2012", de Roland Emmerich, que promete apavorar milhões de pessoas em todo o planeta. Tem estréia mundial prevista para novembro.
Leia mais:
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'
'2012' é, portanto, uma coleção de ensaios de 24 diferentes autores – pesquisadores, historiadores, cientistas e espiritualistas –, que dedicaram durante décadas seus estudos à tarefa de decifrar os enigmas da data misteriosa e, assim, tornaram-se autoridades mundiais no assunto.
Na primeira parte da obra, procura-se chegar à raiz do significado de 2012, buscando uma compreensão da civilização maia e de seu calendário. Por que ele se encerra precisamente no ano em questão?.
Em seguida, na Parte Dois, são expostas as transformações de ordem econômica, política e social aguardadas para o ano misterioso. Destaca-se a argumentação de Ervin Laszlo, a qual vê 2012 como o "ponto do caos", desfecho de uma série de mudanças na sociedade que tiveram início no fim do século XVIII. Nesse "ponto do caos", a humanidade terá dois caminhos a seguir: um que leva ao colapso e outro de ruptura, que aponta para uma nova civilização, marcada pela elevação da consciência humana.
Já na terceira parte, espiritualistas dissertam sobre os signos e o simbolismo relacionados a 2012. Finalmente, na última parte discute-se os rumos da evolução humana. Bárbara Marx Hubbard, por exemplo, explica como e por que podemos vir a nos transformar em uma nova espécie.
Serviço:
Livro 'O mistério de 2012 – Predições, Profecias e Possibilidades'
Autor: Gregg Braden
386 páginas
Preço: R$ 36
Editora: Geração Editorial