O livro "A Guerra que não Acabou: a reintegração social dos veteranos da orça expedicionária brasileira (1945-2000)" será lançado nesta segunda-feira (12), às 18h30, no Brasiliano Bar & Cozinha.
O livro, que teve origem na pesquisa de doutorado do autor Francisco César Alves Ferraz, professor do Departamento de História da UEL, aborda a época do término da 2ª Guerra Mundial e o retorno de milhares de pracinhas convocados para combater as forças do Eixo, na Campanha da Itália, entre 1940 e 1945, destacando que a sociedade brasileira, apesar das promessas, não estava preparada para a reintegração desses ex-combatentes.
Trecho do livro:
Leia mais:
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'
"Convocados, armados e treinados para o combate, os cidadãos-soldados brasileiros lutaram contra o nazifascismo, na Campanha da Itália. Vitoriosos, foram recebidos com festas e promessas de valorização social. Mas, aos poucos, os ex-combatentes e seu passado caíram no esquecimento. Ao longo de quase sete décadas, os veteranos da Força Expedicionária Brasileira têm lutado pelo reconhecimento concreto e simbólico de seus feitos. Para esses brasileiros, trata-se de uma guerra que ainda não acabou".
Serviço:
Lançamento do livro: A Guerra que não Acabou: a reintegração social dos veteranos da força expedicionária brasileira (1945-2000).
Autor: Francisco César Alves Ferraz
Local: Brasiliano Bar & Cozinha
Rua Espírito Santo 655, Londrina
Horário: 18h30