Acreditar e não acreditar. Não ter 100% de certeza se a mensagem é mesmo de um parente que se foi ou se tudo não passa de fraude. Dúvidas que perseguem não só muitas pessoas que perderam parentes próximos e buscam se comunicar com eles por meio de médiuns, mas principalmente quem não é adepto do espiritismo.
Disposto a se aprofundar no tema, o jornalista Marcel Souto Maior visitou vários centros espíritas e entrevistou alguns médiuns, além de freqüentadores que buscaram apoio para confortar a dor da perda.
O resultado dessa investigação pode ser conferido no livro 'Por trás do véu de Ísis', que inspirou o filme As mães de Chico Xavier e que entrou em circuito nacional na útlima sexta, 1º de abril.
Leia mais:
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'
O filme conta a história de três mães que buscam na figura de Chico Xavier o alívio espiritual pela perda dos filhos. No livro, Marcel descreve as várias visitas aos centros e mostra casos de pessoas à procura de conforto. Ele se concentra em Juraci, mãe que perdeu dois filhos - um doente e outro assassinado. Ela tenta encontrar no espiritismo uma resposta para esta tragédia e o consolo na ideia de que os filhos continuam vivos em outra dimensão.
O ator Caio Blat interpreta no filme um jornalista cético, inspirado em Souto Maior, que na vida real desdenhava da figura de Chico Xavier antes de começar a escrever o livro "As vidas de Chico Xavier", também publicado pela Planeta.
Na introdução desta obra Marcel narra que era um jovem repórter de jornal que decidiu investigar o fenômeno em que se transformou o líder espiritual. Quando contava seu projeto para colegas de redação, era ironizado: "Não é o Chico Buarque, não? Chico Anysio? Chico Mendes?". Em seu primeiro e inesperado encontro com ele, Marcel conta que começou a chorar compulsivamente, sem qualquer explicação.
Em 'Por trás do véu de Ísis', Souto Maior mostra também a investigação conduzida por um grupo de pesquisadores determinados a concluir se os autores das mensagens eram mesmo espíritos. Citado numa mensagem psicografada por Chico Xavier, o véu de Ísis simboliza, de acordo com a mitologia egípcia, a teia que separa a morte e a vida, o eterno e o profano.
'Serviço':
Livro: 'Por trás do véu de Ísis'
Autor: Marcel Souto Maior
Editora: Editora Planeta
256 páginas
Preço: R$ 29,90