Num bairro bastante pobre de Istambul, então capital turca no final do século XIX, Rabia cresceu sob a rígida educação de seu avô, um imã sério, respeitado e temido por todos. Proibida de ter brinquedos ou de fazer qualquer coisa que lhe desse prazer, a menina passa a se dedicar à única tarefa que seu avô lhe permite: a leitura do Corão.
Seus pais pouco puderam interferir já que o casamento deles havia sido um erro. Emine, a filha do imã, apaixonou-se por Tevfik, um mímico e um manipulador de marionetes, e eles se casaram praticamente às escondidas.
Mas uma surpresa a esperava. Seu pai retorna do exílio e muda radicalmente a vida de todos. Conforme a lei turca, a menina já tinha idade suficiente para decidir se ficaria sob os cuidados do pai ou da mãe. Sem grandes dúvidas, ela escolhe o pai, com quem abre uma simpática mercearia.
Leia mais:
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'
A vida desta encantadora menina, que nasce em um bairro pobre de Istambul, mas que circula pela alta sociedade turca, mostra não só uma envolvente história, mas também é um retrato da Turquia do final do século XIX e do império turco-otomano. Ela mostra o conflito profundo da sociedade confrontada com o choque entre as culturas orientais e ocidentais.
Serviço:
''O Palhaço e sua filha''
Autora: Halide Edip Adıvar
Editora: Planeta
Páginas: 400
Preço: R$ 44,90