O romance e best-seller 'A Lista de Natal', do escritor norte-americano Richard Paul, é um ótimo presente para esse Natal, pois além de contar uma história natalina de verdadeira redenção também dá a oportunidade para o leitor refletir sobre suas atitudes ao longo da vida.
O livro conta a história do implacável megaempresário James Kier, personagem inspirado no odioso avarento criado por Charles Dickens, Ebenezer Scrooge, que é visitado pelos fantasmas do Natal passado, do Natal presente e do Natal futuro.
Rico e inescrupuloso, Kier tem prazer em lesar os seus parceiros de negócios em benefício próprio. Ele costuma dizer: 'Se você quer fazer amigos, entre para um grupo de bate-papo. Se quiser ganhar dinheiro, entre nos negócios. Só um tolo confunde os dois'. Kier trata todo mundo ao seu redor com desprezo, e tem o costume de higienizar as mãos com álcool gel toda vez que cumprimenta alguém. Insensível, pediu o divórcio à sua dedicada esposa de toda uma vida no mesmo dia em que ela foi diagnosticada com câncer, trocando-a por uma mulher mais jovem.
Leia mais:
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'
Um dia, lendo o jornal, Kier fica sabendo que um homem morreu num acidente de carro na noite passada, e que esse homem, segundo o jornal, não era outro senão ele mesmo, James Kier! Para sua consternação ainda maior, ao ler os comentários no site do jornal na internet, o 'falecido' descobre não apenas que ninguém, nem mesmo sua namorada ou seus amigos mais chegados, lamenta a sua morte, mas que esta, pelo contrário, trouxe alegria a muita gente.
Isso provoca uma reviravolta na vida de Kier. Dando-se conta do monstro que se tornou, decide mudar e reconquistar o amor de sua família. Pede então à sua secretária que elabore uma lista das pessoas que ele lesou e arruinou, e toma a seguinte resolução: antes que o Natal chegue, visitará cada uma dessas pessoas e tentará consertar o mal que fez a cada uma delas. Será a sua lista de Natal.
Mas o outrora cínico e impiedoso empresário logo percebe que consertar o mal é muito mais difícil do que praticá-lo, e que boa intenção apenas não basta. Quanto mais ele tenta corrigir o dano que causou, mais inúteis parecem os seus esforços. Para piorar as coisas, Kier precisa também lutar contra o tempo, pois o Natal está chegando e sua esposa Sara, à beira da morte, não acredita na transformação dele, nem tampouco seu filho Jimmy, que o detesta. O que fazer?
A 'lista de Natal' é uma bela e comovente história, que consegue ser emocionante sem cair na pieguice, falar de Deus sem cair na pregação religiosa, e transmitir mensagens de amor, esperança e redenção sem cair no discurso de auto-ajuda.
Fazendo rir, chorar, odiar a humanidade e amá-la, percorrendo, enfim, um vasto leque emocional, esta obra singela e muito contemporânea nos convida a refletir sobre o que é realmente importante em nossas vidas; sobre valores frequentemente deixados de lado, mas não de todo esquecidos, como lealdade, solidariedade, sacrifício; em suma, sobre o verdadeiro sentido do Natal.
'Serviço':
'A Lista de Natal'
Autor: Richard Paul Evans - Romance
352 páginas
R$ 39,90
Editora Geração