Mistério, humor, repressão e livros. Esses são os elementos da trama do catalão Carlos Ruiz Zafón, em ''A Sombra do Vento'', que também conta com adolescentes apaixonados e amores proibidos. O livro publicado no Brasil em 2004 pela editora Objetiva ganhou este ano uma edição especial pelo selo Suma das Letras.
Após visitar o Cemitério dos Livros Esquecidos, apresentado a ele pelo pai, e escolher, entre uma infinidade de publicações, a obra ''A Sombra do Vento'', do pouco popular autor Julián Carax, Daniel Sampere passa a fazer parte de uma história que muitos esforçam-se para manter nos porões da memória.
Na tentativa de conhecer o que se passou com o escritor e seus livros, que tornaram-se raros, Daniel passa da infância à adolescência descobrindo um universo do qual já não pode mais, nem deseja, se desvencilhar.
Leia mais:
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'
A infância na Barcelona dos anos 40 é dividida entre o colégio e a livraria no pai. A mãe morreu quando ele completava seu quarto ano de idade e é na madrugada em que acorda assustado por não se lembrar mais do rosto dela que o menino, então com 10 anos, vai com o pai conhecer o Cemitério dos Livros Esquecidos. O local mais parece um labirinto assim como a história na qual Daniel se envolveria a partir daquela visita.
Em um dos episódios em que Daniel luta por manter intacta a obra condenada a morte por uma figura misteriosa, ele conhece o personagem que garante o humor da fantasmagórica história. Com uma presença de espírito impagável, Fermín Romero de Torres acaba por tornar-se o fiel escudeiro de Daniel e o protagonista das passagens mais divertidas da trama. É também através dele que Daniel sente até onde pode chegar a perseguição política em tempos de repressão.
Combinando artifícios literários diversos e um texto ágil, Zafón oferece ao leitor o cruzamento entre duas histórias de impetuosos jovens de épocas diferentes que não sabem muito bem o que estão fazendo mas acreditam que podem alcançar seus mais secretos objetivos.
Serviço:
A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón, tradução de Marcia Ribas. Rio de Janeiro, Objetiva, 2004, 341 páginas. Na Livrarias Curitiba, o preço é R$ 39,90.