Tanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devem levar aliados políticos de peso para acompanhá-los ao debate desta sexta-feira (28) da TV Globo, o último encontro entre os dois candidatos antes da eleição, no domingo (30).
Faltam dois dias: tudo o que você precisa saber para votar domingo
Segundo informações da GloboNews, o atual mandatário deve ser acompanhado pelo ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. Na quinta (27), em entrevista ao site Poder360, Nogueira havia criticado a reaproximação de Moro com Bolsonaro.
Leia mais:
Procurador escolhido por Tiago Amaral responde a processo por estelionato
Ratinho Jr. se movimenta para 2026, mas esbarra em indefinição nacional do PSD
Belinati não garante sanção de aumento salarial de secretários de Tiago Amaral
Marcelo Belinati sanciona leis complementares do Plano Diretor de Londrina
Do lado petista, estão programadas a ida do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa de Lula, da senadora Simone Tebet (MDB), candidata derrotada nas eleições, da deputada federal eleita Marina Silva (Rede) e do deputado federal eleito André Janones (Avante).
Quem irá entrar no estúdio com o respectivo candidato ainda deve ser decidido pelas campanhas de cada um.
Lula e Bolsonaro, candidatos à Presidência da República, se enfrentarão frente a frente pela última vez nesta sexta-feira (28), a partir das 21h30.
O UOL irá acompanhar em vídeo no canal do YouTube em tempo real o debate a partir das 21h, com reações e análises dos comentaristas. Após o debate, também será feita a análise do desempenho dos dois candidatos e colunistas irão opinar sobre quem ganhou o último encontro antes da eleição.
COMO ASSISTIR AO DEBATE EM LULA E BOLSONARO?
O debate será mediado pelo jornalista William Bonner e poderá ser acompanhado ao vivo na TV Globo e GloboNews, além de plataformas digitais do grupo.
No primeiro turno das Eleições 2022, o petista saiu na frente, com mais de 57 milhões de votos (48,43%), contra mais de 51 milhões (43,20%) do candidato à reeleição.
REGRAS DO DEBATE GLOBO PARA PRESIDENTE
Nesse debate, cada candidato será responsável por controlar seu próprio tempo por bloco, sendo dividido entre perguntas, respostas, réplicas e tréplica. E esse tempo não poderá ser "levado", caso não seja usado por inteiro, para o próximo bloco.
Durante todo o debate, os presidenciáveis terão direito de resposta caso sofram uma ofensa pessoal do adversário. Para solicitar, o candidato só precisa levantar a mão em silêncio.
O pedido será analisado pela produção e informado pelo mediador. Caso seja concedido, será liberado um minuto para o candidato se defender.
O debate será dividido em quatro blocos, sendo dois com temas livres e dois com temas determinados, além das considerações finais.
PRIMEIRO BLOCO
O debate começa com um confronto direto entre os presidenciáveis. Cada um terá 15 minutos que deverão ser administrados entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Bolsonaro será o primeiro a perguntar, como foi definido em sorteio.
SEGUNDO BLOCO
Com duas rodadas de 10 minutos, os candidatos terão o direito de escolher um tema já definido pelo Jornalismo da Globo. Cada presidenciável terá 5 minutos em cada uma das rodadas.
TERCEIRO BLOCO
Será a mesma dinâmica de confronto direto do primeiro bloco, sendo 15 minutos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas para cada candidato. Desta vez, Lula começa perguntando.
QUARTO BLOCO
Seguindo o segundo bloco, serão duas rodadas de 10 minutos com temas já definidos, e escolhidos pelos presidenciáveis. Cada candidato terá 5 minutos em cada rodada.
Ao fim deste bloco, cada candidato terá direito a um minuto e 30 segundos para as considerações finais.
O QUE DIZEM AS PESQUISAS?
As primeiras pesquisas dos institutos especializados desta semana continuam apontando Lula (PT) na liderança. No levantamento do Ipec (ex-Ibope), o petista tem 54% das intenções de voto contra 46% do atual presidente.
Nas pesquisa do Instituto Atlas e de Abrapel/Ipespe. Lula tem 53% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro tem 47%.
O levantamento do instituto Paraná Pesquisas aponta Lula com 50,2% dos votos válidos e Bolsonaro com 49,8%.