Uma organização criminosa de Londrina e região ligada a lavagem de dinheiro proveniente de tráfico de drogas é o alvo da PCPR (Polícia Civil do Paraná) em operação que ocorre na manhã desta terça-feira (23).
São cumpridas 27 ordens judiciais, e a estimativa é que mais de R$ 20 milhões de origem ilícita foram movimentados pelos suspeitos.
Segundo a PCPR, são dois mandados de prisão preventiva, seis mandados de prisão temporária e 19 mandados de busca e apreensão. Ainda há medidas patrimoniais de sequestro de imóveis, bloqueio de bens e valores existentes em contas bancárias e aplicações financeiras dos suspeitos.
Leia mais:
Idoso é esfaqueado no pescoço após sair de posto de saúde em Arapongas
Homem é conduzido após ser acusado de importunação sexual em Arapongas
Três pessoas morrem após colisão entre dois carros em Guarapuava
Polícia Militar desbarata 'disque-droga gourmet' na zona sul de Londrina
As investigações de alta complexidade apontam que os indivíduos usavam diversas maneiras para dissimular a procedência dos ganhos financeiros de forma ilícita.
“Apurou-se que o principal esquema financeiro para promover a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas era a constituição e aquisição de diversos estabelecimentos comerciais, dentre estes, postos de combustíveis nos municípios de Apucarana, São João do Ivaí e Borrazópolis”, detalha o delegado da PCPR Ricardo Casanova.
Esses valores de origem ilícita foram colocados no sistema financeiro por meio de circulação de maneira fracionada. Além disso, houve a liquidação de operações de crédito e a aquisição de combustíveis.
Os suspeitos deverão responder pelos crimes de associação criminosa e de lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a mais de dez anos de reclusão.
Mais detalhes devem ser divulgados em breve.
A matéria está em atualização.