O edital da obra de restauração e duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra e o distrito de Lerroville, pertencente a Londrina, foi lançado nesta sexta-feira (13). O custo estimado da obra é de R$ 217.311.082,20.
Pelo edital, as empresas interessadas devem protocolar suas propostas até o dia 21 de setembro, com a abertura das propostas de preços sendo realizadas no dia seguinte, às 14 horas, no auditório do DER/PR em Curitiba.
Além da restauração da pista existente, está prevista a duplicação do trecho em uma extensão de 27,07 quilômetros, implantação de um viaduto no acesso a Tamarana, vias marginais entre Lerroville e Tamarana, uma rótula em nível no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, onze retornos em nível, e a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas.
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Será implantada uma pista nova com duas faixas de rolamento de 3,60 m cada em sentido único e acostamento externo de 2,50 m, separada da pista atual por um canteiro central de 7 m ou 9 m de largura e faixa de segurança de 60 centímetros de cada lado, na maior parte do trecho. No local onde não será possível o canteiro, as pistas serão separadas por barreira rígida de concreto, com faixa de segurança interna de 1 metro de largura em cada lado.
Segundo o Executivo do Estado, o prazo para concluir a obra é de 18 meses após assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço.
A elaboração do projeto integra o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e os recursos da obra são do programa Avança Paraná.
A duplicação entre Mauá da Serra e o distrito de Irerê vai se encontrar com outra duplicação, concluída em março de 2021, entre Irerê e Londrina.
Além de duplicar 15,8 quilômetros da rodovia, a obra incluiu uma trincheira no acesso para Irerê, dois viadutos na interseção Coroados e dois viadutos na interseção Cegonhas, alargamento da ponte sobre o Ribeirão dos Apertados e uma ponte nova no local, duas novas pontes sobre o Ribeirões Três Bocas e Cafezal, e quatro pontes nos Ribeirões Cafezal e Três Bocas, nas marginais da rodovia.