Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
71% de água própia para banho

Chuvas de dezembro impactam na balneabilidade das praias do Paraná

Redação Bonde com AEN
27 dez 2024 às 12:13

Compartilhar notícia

- José Fernando Ogura/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O segundo boletim de balneabilidade da temporada de verão 2024/2025, divulgado nesta sexta-feira (27) pelo IAT (Instituto Água e Terra), revelou que as chuvas de dezembro impactaram diretamente na qualidade do mar e das prainhas de agua doce do Paraná. 


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

índice de água própria para banho passou de 92% para 71%. Atualmente, segundo o levantamento, 47 dos 66 pontos analisados estão com bandeira azul.

Leia mais:

Imagem de destaque
167 mil novas vagas

Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos de janeiro a novembro

Imagem de destaque
Investimento da Sanepar

Máquinas saneadoras vão limpar bitucas, cacos de vidro e outros minirresíduos nas praias do PR

Imagem de destaque
Prestigie!

Estrela do litoral paranaense, Ilha do Mel tem programas para todos os gostos

Imagem de destaque
Estava em Malta

Padre Paulo Formosa, pároco de Rolândia por 18 anos, morre aos 77 anos


Na faixa litorânea são 15 os pontos impróprios. Na Ilha do Mel, em Paranaguá, em duas localidades da praia de Encantadas, em frente ao módulo policial e à direita do trapiche. Nos balneários Shangri-lá, Olho D’Água e Ipanema, em Pontal do Paraná; Ipacaray, Solymar, Flórida, Riviera e Flamingo, em Matinhos; e na Ponta da Pita, em Antonina.

Publicidade


Os outros pontos com bandeira vermelha estão concentrados na foz dos rios que cortam a região (10), locais de drenagem das áreas urbanas que nunca são indicados para banhos ou práticas esportivas, como a foz do canal Caiobá, em Matinhos, e a foz do Rio Olho D’Água, em Pontal do Paraná.

Publicidade


De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), até esta quinta-feira (26) a chuva acumulada em Guaratuba foi de 421,4 milímetros, com uma média histórica de 245,5 mm para dezembro. Em Matinhos de 397 mm (média de 234,7 mm) e em Paranaguá de 313,2 mm (média de 188,1 mm).


Do outro lado do Estado, nas costas Oeste e Norte, 13 áreas estão com bandeira azul para banho e recreação, nos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Marechal Cândido Rondon e Primeiro de Maio. A exceção são as prainhas de São Miguel do Iguaçu e de Entre Rios do Oeste, que foram considerados impróprias pelo IAT.

Publicidade


“É um cenário causado pelas chuvas, em decorrência especialmente de ligações clandestinas, que não estão corretamente ligadas à rede de esgoto. Isso faz com que o esgoto que não é tratado, vindo dos rios, chegue ao mar, trazido justamente pelas águas das chuvas. E vale reforçar que o IAT identifica todos os pontos, com bandeira azul no caso de águas próprias para banho e vermelha quando impróprias”, explica chefe da Divisão de Monitoramento do IAT, Christine da Fonseca Xavier.


Publicidade

Imagem
Tiago Amaral espera que Marcelo Belinati sancione aumento para seus secretários e vice
Com a aprovação do projeto de lei que aumenta para R$ 21,9 mil o salário dos secretários e do vice-prefeito de Londrina, a


PERIODICIDADE

Publicidade


Os boletins de balneabilidade são disponibilizados toda sexta-feira pelo IAT durante a temporada de verão, período em que há maior fluxo de usuários nos locais monitorados. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do instituto, em Curitiba.

Publicidade


Ao longo desta temporada de verão, serão emitidos 11 boletins, até o dia 28 de fevereiro de 2025, três a mais que a temporada anterior. A ação é parte do projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada.


O monitoramento das águas verifica se há contaminação por esgoto sanitário clandestino e indica a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui.


Para isso, utiliza-se o indicador Escherichia coli, uma bactéria existente no intestino dos seres humanos e dos animais de sangue quente. Quanto maior o número dessa bactéria na água, maior será a quantidade de esgoto e, consequentemente, maior a probabilidade da existência de organismos patogênicos (causadores de doenças).


As doenças mais comuns são gastroenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Outras mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.


Imagem
Londrina tem vacina contra a covid-19 disponível para crianças nos postos
A covid-19 virou assunto do passado na sociedade, no entanto, o imunizante para proteger contra a doença segue à disposição na rede pública de saúde.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo