Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Investimento da Sanepar

Máquinas saneadoras vão limpar bitucas, cacos de vidro e outros minirresíduos nas praias do PR

Redação Bonde com AEN
27 dez 2024 às 16:28

Compartilhar notícia

- Sanepar
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com investimento de cerca de R$ 4 milhões, a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) está investindo em diversos trabalhos para manter limpas as areias das praias do Litoral do Estado. Um deles é o das máquinas saneadoras, que revolvem a areia da praia durante a madrugada, retirando pequenos resíduos como bitucas de cigarro, cacos de vidro, tampas plástica e de metal e miniembalagens plásticas, como as de balas e outros doces.


Quatro máquinas vão operar em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, priorizando os balneários que recebem mais turistas – e onde há, portanto, mais produção de lixo – e os momentos logo após os grandes shows, especialmente em Matinhos. “Os shows tem atraído muitas pessoas. Na madrugada, vamos deixar as praias limpas, com boas condições de uso já na manhã seguinte”, explica o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com Gonchorosky, a intenção é de que ocorram tanto a limpeza física da orla quanto a sanitização das areias. “Essa retirada de resíduos pela saneadora reduz a quantidade de lixo que pode ir parar nos oceanos, evita acidentes, como machucados com cacos de vidro, por exemplo, e diminui o risco de doenças causadas por bactérias e germes que ficam na areia”, afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
167 mil novas vagas

Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos de janeiro a novembro

Imagem de destaque
71% de água própia para banho

Chuvas de dezembro impactam na balneabilidade das praias do Paraná

Imagem de destaque
Prestigie!

Estrela do litoral paranaense, Ilha do Mel tem programas para todos os gostos

Imagem de destaque
Estava em Malta

Padre Paulo Formosa, pároco de Rolândia por 18 anos, morre aos 77 anos


FUNCIONAMENTO

Publicidade


A máquina saneadora é composta por peneiras e um equipamento dentado. Arrastrada por um trator, ela penetra na areia a uma profundidade de 10 e 20 cm, puxando essa areia para dentro da máquina, onde peneiras retêm o lixo e devolvem a areia para a praia. O processo mecânico revolve a areia, expondo a camada mais profunda a raios solares ultravioletas, o que reduz proliferação de germes e bactérias que podem causar doenças, principalmente as de pele, como bicho geográfico e micoses.


O serviço da máquina saneadora da Sanepar no Litoral funciona até o dia 9 de março, das 2 às 6 horas da manhã, evitando momento de maior fluxo de pessoas na orla.

Publicidade


CONTÍNUO


Durante o dia, a Sanepar também está realizando a limpeza física das areias das praias do Litoral, com serviços de varrição, catação e separação de lixo. O trabalho acontece das 8h30 às 17h30 e vai da Barra do Saí, em Guaratuba, até Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, passando por Matinhos, em um percurso de cerca de 48 km de praias. A equipe de limpeza é composta por 140 pessoas, moradoras das praias do Paraná, em um contrato de terceirização.

Publicidade


DESTINO


O lixo reciclável retirado pela Sanepar das praias do Paraná é destinado para as associações de catadores de municípios litorâneos. O material orgânico, que não é reciclável, é transportado pelas prefeituras até os aterros municipais.

Publicidade


“Esse trabalho é muito importante, mas a atitude de cada um em relação à questão do lixo também é fundamental. Cada um de nós precisa pensar em relação ao que consome, ao que produz de lixo e como descarta o seu lixo. Esse cuidado hoje faz e fará sempre uma enorme diferença em relação ao meio ambiente, à saúde e à qualidade de vida no planeta. O ato de produzir muito lixo ou de jogar o lixo em qualquer lugar pode parecer silencioso, mas gera um impacto com consequências graves, que perduram muito tempo e para o qual não existem soluções simples ou baratas”, alerta Gonchorosky.


Na temporada anterior de verão, no final de 2023 e início de 2024, a retirada de pela Sanepar resultou na coleta de 344 toneladas de resíduos das praias, numa média de 3,95 toneladas/dia. Quase 90 toneladas foram destinadas à reciclagem.

Publicidade


VERÃO MAIOR PARANÁ


Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.


Leia também:

Imagem
Chuvas de dezembro impactam na balneabilidade das praias do Paraná
O segundo boletim de balneabilidade da temporada de verão 2024/2025, divulgado nesta sexta-feira (27) pelo IAT (Instituto Água e Terra), revelou que as chuvas de dezembro impactaram diretamente na qualidade do mar e das prainhas de água doce do Paraná.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo