As chuvas acima da média que caíram no Paraná neste fim de semana trouxeram prejuízos a 18 municípios do Estado. É o que aponta o relatório divulgado pela Defesa Civil na manhã deste domingo (12), com balanço de ocorrências registradas desde sexta-feira (10).
De acordo com o relatório, oito das 18 cidades foram afetadas com chuva de granizo, 726 casas ficaram danificadas e 256 pessoas ficaram desabrigadas. Os municípios que tiveram mais ocorrências registradas por conta da chuva foram Janiópolis, Nova Londrina, Rondon e Indianópolis, todas no Noroeste do Estado.
Segundo o Instituto Simepar, nos próximos dias são esperadas chuvas significativas nas regiões noroeste, oeste, sudoeste e centro-sul do Estado, com possibilidade de temporais. Nas outras regiões, o tempo segue instável, com chuvas em intensidade moderada a partir da tarde e começo da noite.
Leia mais:
Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos de janeiro a novembro
Máquinas saneadoras vão limpar bitucas, cacos de vidro e outros minirresíduos nas praias do PR
Chuvas de dezembro impactam na balneabilidade das praias do Paraná
Estrela do litoral paranaense, Ilha do Mel tem programas para todos os gostos
Londrina
Em Londrina, na sexta-feira (10) à noite, as fortes chuvas resultaram em alagamento em diversos pontos, quedas de árvore e destelhamento de uma escola na zona sul da cidade. Desde o início da última semana, a cidade registrou recorde de chuva para o mês de julho. Do primeiro dia do mês até a última sexta-feira, a precipitação em Londrina chegou a 240 milímetros.
De acordo com o Instituto Simepar, a previsão para os próximos dias é de redução do volume pluviométrico, em relação aos índices registrados na semana passada.
"O tempo segue instável nos próximos dias, com possibilidade de pancadas de chuva principalmente no período da tarde e à noite", informou o meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri.