Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Luto

Ya Katule, um dos nomes mais antigos do Candomblé de Londrina, morre aos 96 anos

Bruno Souza - Estagiário*
10 jul 2023 às 17:10
- Camila Rosa - imagem cedida
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um dos nomes mais antigos da comunidade candomblecista de Londrina, Maria Benedita Meneses - conhecida como Ya Katule - faleceu na manhã desta segunda-feira (10) aos 96 anos. Katule se destacava por sua benevolência e sabedoria, sendo reconhecida por comunidades religiosas de diversas partes do estado.


O presidente municipal do conselho da igualdade racial de Londrina, Welisson Vieira De Aguiar Ogan, lamentou a morte da religiosa. "É um nome importante para a comunidade negra e, em especial, para as religiões de matrizes africanas. Era uma das mais velhas iniciadas de Candomblé de Londrina, extremamente respeitada e conhecida principalmente pela comunidade religiosa", disse.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com Leonardo Vieira, um seguidor próximo à Katule, ela não atendia em um ponto específico em Londrina, mas recebia convites de comunidades vizinhas para as celebrações religiosas. "Ela não tinha barracão aberto. Ajudava todo mundo e nunca quis ter barracão aberto. Ela ajudava nas obrigações, fazia comida para os santos, auxiliava os filhos. Era muito dedicada ao sagrado", conta Vieira.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atípico

Primavera em Londrina e na região será de calor e pouca chuva

Imagem de destaque
Ação solidária

Dia da Árvore: Doação alimentos poderá ser trocado por mudas no Shopping Boulevard

Imagem de destaque
Evento gratuito

Hoftalon participa da campanha ‘De Olho nos Olhinhos’ neste sábado em Londrina

Imagem de destaque
Evento gratuito

Feira gastronômica na Concha Acústica recebe show da banda Nébula e Coral da UTFPR


"Eu tenho 35 anos e acompanho ela [sic] desde os meus sete ou oito anos. É uma amizade de muitos anos. É uma perda inestimável, sempre acolheu a todos. Foi amiga, uma mãe. Era uma enciclopédia viva de conhecimentos sobre a religião. Tenho só gratidão e amor eterno", concluiu 

Publicidade


Nota de pesar


A comunidade Ilé Baru e Ya Edna de Baru, casa de Candomblé de Foz do Iguaçu, reforçou a relevância de Ya Katule em todo o Paraná com uma nota de pesar. 


"Prestamos nosso profundo pesar e sinceras condolências aos familiares de Tia Katule de Omolu. Uma grande mulher com história e trajetória significativa dentro da religião. Desejamos que toda a paz que ela tinha aqui em vida continue com ela e a leve para o lugar mais bonito do Orun. Aos que ficam, nosso sincero abraço, junto da saudade e da certeza que agora mais uma ancestral cheia de força olha por nós."


*Sob supervisão de Fernanda Circhia

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade