Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Evento gratuito

Vila Cultural Adecom promove oficina de confecção de bonecas pretas neste sábado em Londrina

Redação Bonde com N.Com
22 nov 2024 às 17:51

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Oficina de Abayomi irá acontecer neste sábado (23), às 13h30, na Vila Cultural Adecom (Associação de Democratização da Comunicação) – Rua Thomaz Fabrício, 108, Conjunto Saltinho, em Londrina. Durante a ação, o público poderá conferir atividades lúdicas, diversidade, trocas de experiências e debate sobre equidade racial. O evento é gratuito e aberto à comunidade.


Abayomi é uma palavra de origem iorubá, que tem como significado “encontro precioso”. O termo também nomeia uma boneca negra, criada por uma artesã de São Luís do Maranhão, Lena Martins, em meados dos anos 80. A boneca, feita sem cola ou costura, se tornou um símbolo afro-brasileiro, principalmente para mulheres pretas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na Oficina de Abayomi, os participantes poderão construir sua própria boneca, além de se engajar em discussões sobre a importância da diversidade e equidade racial. Também haverá contação de histórias e atividades de biblioterapia, uma abordagem terapêutica que utiliza a leitura de livros e outros textos literários como uma ferramenta para auxiliar as pessoas a enfrentarem desafios, compreenderem seus sentimentos e lidarem com suas emoções.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça os projetos

Escola municipal de Londrina faz mostra de pesquisas científicas de alunos neste sábado

Imagem de destaque
Teria furado sinal

Moto atropela menino que atravessava a Dez de Dezembro na faixa de segurança, em Londrina

Imagem de destaque
Portal das Orquídeas

Vice-governador entrega residencial com 240 unidades em Londrina

Imagem de destaque
''A Bela Adormecida''

Ingressos para apresentação de balé clássico no Ouro Verde estão à venda em Londrina


A oficina será ministrada pela pedagoga e artesã Gilza Santos, e conta com apoio da Adecol (Associação de Desenvolvimento Comunitário de Londrina) e patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). O principal objetivo do evento é oportunizar às mulheres a discussão sobre igualdade racial.


A socióloga Maria Inez Gomes, que é parte da liderança popular da Adecol, explicou que, através do lúdico, é possível refletir e alinhar o debate levantado. “No ato de tecer, vai se trabalhando a consciência negra. São vivências culturais concretas que levam o olhar crítico para a sociedade na qual estamos inseridos”, sublinhou. 


Leia também:

Imagem
Ingressos para apresentação de balé clássico no Ouro Verde estão à venda em Londrina
Estão à venda os ingressos para o espetáculo de balé clássico “A Bela Adormecida”, que a Escola Municipal de Dança estreia no Teatro Ouro Verde no fim de novembro, com mais de trezentos bailarinos, incluindo alunos,
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo