Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Grátis

Vila Cultural de Londrina promove oficina de confecção de bonecas pretas

Redação Bonde com N.Com
23 nov 2024 às 10:38

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Atividades lúdicas, diversidade, trocas de experiências e debate a respeito de equidade racial. É que a população pode esperar da oficina de Abayomi, que será neste sábado (23) na vila Cultural Adecom (Associação de Democratização da Comunicação), na rua Thomaz Fabrício, 108, conjunto Saltinho. O evento começa a partir das 13h30, gratuito e aberto à comunidade.


Abayomi é uma palavra de origem iorubá, que significa “encontro precioso”. O termo ainda nomeia uma boneca negra, criada por uma artesã de São Luís do Maranhão, Lena Martins, em meados dos anos 1980. Feita sem cola ou costura, tornou-se um símbolo afro-brasileiro, principalmente para mulheres pretas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na oficina de Abayomi, quem participar, poderá fazer a própria boneca, além de se engajar em discussões a respeito da importância da diversidade e equidade racial. Ainda haverá contação de histórias e atividades de biblioterapia, uma abordagem terapêutica que usa a leitura de livros e outros textos literários como ferramenta para auxiliar as pessoas a enfrentarem desafios, compreenderem sentimentos e lidarem com as emoções.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira

Tiago Amaral anuncia nomes dos primeiros secretários de Londrina a partir de 2025

Imagem de destaque
Sessão extra

Câmara de Londrina aprova 'entretenimento limitado' e prazo para carroças

Imagem de destaque
Doação da Saúde

Londrina recebe cinco novas ambulâncias de suporte básico

Imagem de destaque
Entenda

Belinati solicita urgência em análise de veto ao parcelamento na Câmara de Londrina


A oficina será ministrada pela pedagoga e artesã Gilza Santos, e conta com apoio da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Londrina (Adecol) e patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). O objetivo é oportunizar às mulheres a discussão a respeito da igualdade racial.


A socióloga Maria Inez Gomes, que faz parte da liderança popular da Adecol, comenta que, por meio do lúdico, é possível refletir e alinhar o debate. “No ato de tecer, vai se trabalhando a consciência negra. São vivências culturais concretas que levam o olhar crítico para a sociedade na qual estamos inseridos”, destaca. 


Imagem
Ingressos para apresentação de balé clássico no Ouro Verde estão à venda em Londrina
Estão à venda os ingressos para o espetáculo de balé clássico “A Bela Adormecida”, que a Escola Municipal de Dança estreia no Teatro Ouro Verde no fim de novembro, com mais de trezentos bailarinos, incluindo alunos,
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo