A UEL (Universidade Estadual de Londrina) inaugura o Nuavidem (Núcleo de Atendimento de Violência Doméstica da Delegacia da Mulher) nesta sexta-feira (14).
O Nuavidem irá funcionar na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, localizada na rua Almirante Barroso, 107, e tem o objetivo de prestar apoio às vítimas de violência a partir do esclarecimento sobre seus direitos, auxiliando-as, também, na elaboração do Boletim de Ocorrência.
De acordo com a coordenadora do projeto e professora do Departamento de Direito Privado, Claudete Canezin, a intenção é oferecer orientação jurídica às vítimas durante a descrição pormenorizada dos fatos delituosos, visando um melhor embasamento do processo criminal. Irão atuar no Nuavidem profissionais graduadas e graduandas do curso de Direito;
Leia mais:
Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina
Sessão Kinopus exibe filmes restaurados para comemorar os 90 anos de Londrina
Vila Cultural de Londrina promove oficina de confecção de bonecas pretas
Escola municipal de Londrina faz mostra de pesquisas científicas de alunos neste sábado
O Núcleo de Atendimento também irá atuar no encaminhamento das vítimas aos órgãos responsáveis pelo acolhimento, como Casa Abrigo, CAM (Centro de Referência no Atendimento à Mulher), Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), bem como ao atendimento jurídico e psicológico gratuitos prestado pelo Numape (Núcleo Maria da Penha).
“Prestar todo apoio para o cumprimento dos artigos 16 e 27 da Lei Maria da Penha, para dar o acesso à Justiça gratuitamente, com a efetivação da prestação jurisdicional na área criminal das varas de violência doméstica e na área de família nas varas de família de Londrina”, destaca Canezin.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: