Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Serão 96 novos carros

Transporte coletivo de Londrina recebe 32 novos ônibus para frota

Redação Bonde com N.Com
10 out 2023 às 19:30

Compartilhar notícia

- Rodolfo Gaion/CMTU
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Londrina recebeu 32 novos ônibus nesta terça-feira (10) para a frota da TCGL (Transportes Coletivos Grande Londrina). A apresentação dos novos veículos foi junto com a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). 


Serão 96 novos ônibus incorporados à frota da TCGL. A previsão é de que a renovação seja concluída até a segunda quinzena de novembro. A TCGL tem uma frota de 220 carros, que representa 62,32% dos 353 veículos que atendem os usuários de transportes coletivos em Londrina. Isso também inclui a Londrisul. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme o núcleo de comunicação da prefeitura, os carros são todos da marca Marcopolo e modelo Torino Plus. Eles seguem o padrão Euro 6, com sistema de tratamento de poluentes particulados, que mantém as emissões dentro dos limites estabelecidos pela legislação, e são equipados com câmeras de videomonitoramento e poltronas com encosto estofado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Programa empreender

Dia da Saul Elkind movimenta principal via comercial da zona norte de Londrina

Imagem de destaque
Distrito de Lerroville

Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²

Imagem de destaque
Perto da barragem

Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina

Imagem de destaque
Pioneiros

Sessão Kinopus exibe filmes restaurados para comemorar os 90 anos de Londrina


Todos os carros atendem às normas de acessbilidade e possuem elevadores e espaço reservado para cadeirantes. Além disso, incluem dois monitores instalados internamente para anúncio de próxima parada e outras funções que podem ser agregadas, assim como assoalho revestido em Taraflex, material antiderrapante que favorece o isolamento térmico do ônibus.

Publicidade


Os ônibus possuem sistema eletrônico que proporciona maior conforto e maior estabilidade ao carro, e seus motores Euro 6, da Mercedes-Benz estão aptos para uso do biodiesel até 15%, com Diesel S10, e para outros biocombustíveis alternativos, como o HVO com 100%. E, dentre os novos carros, 22 são equipados com ar-condicionado, para propiciar maior conforto aos passageiros.

Publicidade


O presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, Marcelo Cortez, destacou que os novos veículos são de alta qualidade e modernos, sendo que sua produção teve início em 2023. “Isso representa respeito, conforto e qualidade para os usuários e para os motoristas, assim como mais segurança e sustentabilidade. Esses ônibus são 50% menos poluentes do que os mais antigos, 35 vezes menos poluentes do que um carro de 15 anos e cinco vezes menos poluentes do que um carro atual. Mesmo com todas as dificuldades que o transporte coletivo atravessou durante a pandemia, nós investimos em planejamento e gestão e tínhamos certeza que esse momento chegaria."


Segundo Cortez, somando a entrega desses 96 ônibus à entrada em circulação de 14 veículos adquiridos pela Londrisul, em janeiro desse ano, Londrina terá a maior renovação de frota da história do Paraná.

Publicidade


O diretor da Transportes Coletivos Grande Londrina, Hélio Meneghin, salientou que a empresa fez um investimento de R$ 70 milhões na compra dos novos veículos. “Esse é um novo marco para o transporte em Londrina, e estamos ansiosos para colocar todos esses ônibus circulando nas ruas, para dar um maior conforto ao usuário londrinense, que merece isso. Durante a pandemia, perdemos muitos passageiros, mas agora eles estão voltando. Cerca de 90% dos usuários já retornaram ao sistema, então estamos fazendo os ajustes necessários para poder continuar prestando um bom serviço à cidade de Londrina”, apontou.


Conforme o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, além da renovação da frota, a Prefeitura de Londrina vem investindo em outras ações voltadas à melhoria do transporte coletivo, como as reformas dos terminais do município.


“Nós já entregamos dois, o do Vivi Xavier e o do Milton Gavetti. Vamos concluir ainda em outubro o novo terminal do Ouro Verde e, no próximo mês, o do Acapulco. Tudo isso faz parte de um esforço liderado pela CMTU e pelo prefeito Marcelo Belinati, no sentido de aumentar ainda mais a qualidade do transporte público, buscando sensibilizar e atrair mais londrinenses para que se tornem usuários. Quanto mais pessoas utilizaram o transporte coletivo, mais isso beneficia o meio ambiente, diminui o número de carros nas ruas e o risco de acidentes, trazendo qualidade de vida para a população”, avaliou Canhada. 


Imagem
Confira o abre e fecha dos serviços municipais de Londrina durante o feriado da Padroeira
A Prefeitura de Londrina informou na tarde desta terça-feira (10) o que abre e o que fecha em relação aos serviços municipais no feriado desta quinta-feira, 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo