Um convênio para o tratamento de animais de pequeno porte no Hospital Veterinário da UniFil, localizado na região sul de Londrina, está sendo discutido com representantes da prefeitura de Cambé. O objetivo é oferecer acolhimento para cães, gatos e outras espécies em situação de abandono que enfrentam doenças, atropelamentos e maus tratos.
A partir da parceria, a prefeitura passa a encaminhar à UniFil os animais resgatados que precisam de cuidados médicos, utilizando a equipe qualificada, equipamentos e espaço para consultas, laboratórios de análises clínicas, exames de imagem, centro cirúrgico, alas de internação e isolamento do hospital.
"Temos todo aparato que um animal precisa no atendimento de emergência, diagnóstico, tratamento e reabilitação" - diz a médica veterinária Daniela Martina, diretora do HV. Representantes da prefeitura já visitaram o hospital e nesta semana receberam gestores da UniFil para seguir nos entendimentos.
A professora Magali Roco, pró-reitora de Pós-Graduação e de Assuntos Comunitários, destaca que a ação conjunta é fundamental para atender uma demanda importante do município e levar mais cuidados aos animais de Cambé. "Estamos à disposição para firmar o convênio e contribuir no trabalho de acolhimento e cuidados a animais abandonados. Vamos avançar nas questões administrativas e técnicas" - comenta.
A UniFil já mantém o Hospital Veterinário como o único CAFS (Centro de Apoio à Fauna Silvestre) no norte do Paraná. O HV recebe e trata de animais resgatados ou apreendidos pela Força Verde e outros órgãos ambientais.
A médica veterinária Bárbara Rodrigues aponta que atualmente a prefeitura de Cambé não possui nenhum atendimento especializado para o cuidado com os animais. “Com a parceira, teremos suporte de corpo clínico capacitado e toda estrutura de um hospital. O foco é ajudar animais vulneráveis que não possuem tutores e vivem na rua. O convênio pode promover bem-estar e ganho muito grande na proteção animal em Cambé.
Cãobé
Desde o ano passado, Cambé promove o projeto Cãobé para doação de ração, medicamentos e outros itens básicos para ONGs e cuidadores independentes de cães e gatos vulneráveis no município.
A iniciativa tem como objetivo o cuidado animal e também reduzir despesas de quem se dispõe a cuidar dos animais. Em 2023 e neste ano já foram disponibilizadas mais de 39 toneladas de ração. Um novo edital para cadastro de pessoas e organizações será aberto no próximo ano.