1 - Comece temperando o peixe com antecedência de pelo menos 2 horas com limão, sal, pimenta e o que mais você preferir. Deixe marinando na geladeira. Faça alguns cortes na pele do peixe até chegar na espinha para o tempero entrar melhor (somente em um dos lados do peixe) e facilitar quando for servir.
2 - Na hora de assar, comece preaquecendo o forno em 200ºC.
3 - Regue um refratário com bastante azeite e forre o fundo com rodelas de batatas e cenoura. Tempere os legumes com sal e pimenta e regue com mais azeite. Coloque o peixe sobre esta "cama" de legumes. Coloque umas azeitonas e umas mini cebolas descascadas em volta.
4 - Sobre o peixe espalhe um pouco de colorau, isso é opcional, pois não muda o sabor, é só para deixá-lo com uma cor mais bonita. Regue também o peixe com o fio de azeite. Leve ao forno (sem papel alumínio mesmo).
5 - Agora prepare o tempero que vai regar esse peixe no forno. Esta quantidade de tempero dá para regar 2 peixes grandes e a sobra pode ser guardada na geladeira por até 1 mês. Use o liquidificador ou mixer para bater os seguintes ingredientes:
6 - Após 15 minutos de forno, regue com o tempero, umas 6 colheradas (sobre o peixe e os legumes). Volte para o forno. Quando perceber que o molho deu uma reduzida, repita a operação até o peixe estar assado (regue 3 vezes).
7 - Agora é só servir!