1 - Aqueça meia colher de sopa de azeite de oliva e meia colher de sopa de manteiga numa caçarola de fundo grosso (dutch oven) em fogo alto. Adicione os cogumelos e refogue-os até que eles dourem ligeiramente mas ainda não tenham soltado água. Remova-os da panela e reserve.
2 - Abaixe o fogo para médio, adicione a outa meia colher de sopa de azeite. refogue a cenoura, a cebola, o tomilho, algumas boas pitadas de sal pimenta do reino moída na hora (opcional). Cozinhe por cerca de uns 10 minutos, mexendo de vez em quando até as cebolas dourarem levemente.
3 - Adicione o alho e cozinhe por mais um minutinho apenas.
4 - Coloque o vinho e raspe tudo o que está nas laterais da panela, aumente o fogo para alto e deixe o vinho reduzir pela metade. Adicione o extrato de tomate, o caldo de legumes, o cogumelo reservado e qualquer caldo residual dele.
5 - Mexa tudo, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 20 minutos ou até que os cogumelos estejam cozidos. Adicione as "pearl onions" e cozinhe por mais uns 5 minutos.
6 - Enquanto o prato cozinha, misture numa pequena tigela a farinha e a meia colher de sopa de manteiga restante. Misture bem até formar uma "massinha". Adicione ao cozinho e mexa até incorporar e deixe cozinhar por mais uns 10 minutos ou até que o caldo esteja na consistência desejada. Tempere com sal e pimenta a gosto até agradar seu paladar.
7 - Cozinhe o macarrão conforme instrução da embalagem quando o bourguignon já estiver praticamente pronto.
8 - Coloque uma porção do macarrão cozido no prato, despeje uma porção do cozido por cima, ponha um naco de sour cream (ou creme de leite) por cima (1 colher de sopa caprichada) e salpique com a salsinha picada.
Reprodução/Entre Panelas