Modo de preparo
- Bata levemente os ovos com o açúcar
- Coloque a manteiga em temperatura ambiente e incorpore
- Adicione a baunilha, a farinha e o fermento. Mexa
- Acrescente os mirtilos e as raspas de limão
- Asse em forma untada e enfarinhada por cerca de 25 minutos em forno médio até dourar
- Misture o açúcar de confeiteiro ao leite e o suco de limão e coloque por cima do bolo
Vamos pra cozinha?
Esse tipo de bolo, que muitos incluindo eu na minha infância conhecem como "bolo pullman", aquele de supermercado, gostosinho e bem denso, é o grande clássico do café ou chá da tarde. Chamado de "pound cake" (bolo de libra, em inglês) ou "quatre-quarts" (quatro quartos, em francês), é um doce facílimo de fazer. E isso não é coisa de quem sabe cozinhar.
Acredita-se que a receita francesa do bolo quatro quartos venha da Bretanha. No Caribe, muitas vezes leva rum como complemento. A preparação é tão simples, que não é preciso nem decorar as quantidades dos ingredientes. Farinha de trigo, ovos, açúcar e manteiga levemente derretida entram na composição em partes iguais. Adicione-se um pouco de fermento em pó (do qual a receita original prescinde) e pronto. Bate-se na mão. Sem batedeira. Habemus bolo.
Com essa base, pode-se fazer a guloseima em diferentes sabores e tamanhos. Saiba que um ovo pesa cerca de 50 g e use a mesma quantidade aos outros três alimentos-base. Aqui, três ovos renderam dois bolos pequenos, mas é possível fazer em uma forma só. Também usei uma assadeira comprida, enquanto a de buraco também seria recomendada.
Raspas de frutas cítricas, suco de laranja ou limão, frutas secas e geleias (de morango ou de maracujá são dicas) podem ser usadas para incrementar o bolo. Entre as frutas frescas, tente banana, maçã ou pêssego. Os mirtilos são especialmente bons para bolos pois têm polpa suculenta e casca relativamente grossa, isso faz com que eles não umedeçam a massa ao estourar, além de dar acidez muito bem-vinda, já que a receita leva bastante gordura e açúcar.