Coloque a lata de leite condensado na panela de pressão e cubra com água, tampe e leve ao fogo. Quando começar a fazer pressão, conte 20 minutos (ponto médio) e desligue o fogo, mas ainda deixe repousando por mais 10 minutos, sem abrir a panela, espere esfriar totalmente antes de abri-la. Abrir a lata ainda quente pode respingar doce quente sobre você.
Retire o doce de leite da lata quando estiver frio, leve em um recipiente e bata com ajuda de um fouet ou garfo até obter uma consistência cremosa. Reserve.
Coloque os 500 ml de óleo no fogo baixo e deixe aquecendo.
Enquanto isso, em uma panela, leve a água ao fogo até ferver. Adicione o sal, as 2 colheres de sopa de óleo e 2 colheres de sopa de açúcar. Incorpore os ingredientes secos e misturados à panela com água e vá misturando bem. Quando formar uma massa homogênea e pesada, continue mexendo deixando o fubá cozinhar por mais 3 minutos. A massa está pronta quando soltar do fundo da panela.
Caso você tenha a máquina de churros, coloque a massa na máquina. Se não possuir, use saco de confeiteiro com bico especial (resulta no churros sem furo no meio).
Com o óleo em ponto de fritura, vá soltando os churros diretamente na panela (moldá-los e reservá-los para fritar depois faz com que a massa grude e perca o furo do meio). Frite por 1 minuto, 2 no máximo. Retire-os com ajuda de uma escumadeira e logo em seguida passe-os na mistura de açúcar e canela.
Para recheá-lo, use um bico especial ou uma seringa culinária.
Mini-churros
Caso prefira, há ainda a possibilidade de fazer mini-churros, sem o furo no meio, para passar no doce de leite (chocolate, goiabada, etc). Neste caso, a massa é modelada também com a máquina de churros, mas é possível fazê-los antes de fritar. Use uma superfície lisa, coloque a massa na máquina, aperte e vá cortando em pequenos pedaços, conforme a preferência.
Para fritar, coloque 3 churros sobre uma escumadeira e leve até o óleo, evitando assim de o óleo respingar e causar queimaduras.
Dicas:
- Se você não tem a máquina de churros, nem o saco de confeiteiro com o bico apropriado, pode adaptar um saquinho que tiver em casa. Neste caso, o churros sairá também sem o furo no meio e sem as voltinhas da borda.
- Para rechear o churros feito no saco de confeiteiro ou no saquinho adaptado é necessário fazer o furo no meio com ajuda de um palito de churrasco ou canudo e rechear com um bico especial para recheio ou uma seringa culinária.
- Caso queira, substitua o recheio (chocolate, goiabada, leite condensado, etc).