A Vila Paraolímpica foi aberta oficialmente sábado (30) para as delegações de atletas de todo o mundo. A cerimônia de abertura das Paraolimpíadas será realizada no dia 6 de setembro e as competições começam no dia seguinte, mas grande parte dos atletas chegou hoje a Pequim. Os jogos acontecem até o dia 17 e até lá será a casa de 7.383 hóspedes, 4.099 deles atletas.
A delegação brasileira é a quarta maior dos Jogos - atrás apenas de China, Estados Unidos e Grã-Bretanha - com 319 componentes, sendo 188 atletas, que disputarão medalhas em 17 das 20 modalidades paraolímpicas. O número é o maior da história do país, que teve em 2004, nas Paraolimpíadas de Atenas, 99 atletas em 13 modalidades. Em 2000, nos jogos de Sidney, eram apenas 64, em nove modalidades.
A expectativa do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) é grande quanto aos resultados dos atletas. Enquanto nas Olimpíadas de Pequim o país trouxe para casa 15 medalhas, sendo três de ouro, alcançando a 23ª colocação geral, a equipe paraolímpica vem de um 14º lugar em Atenas, com 33 medalhas, das quais 14 são de ouro. "A delegação é maior, estamos disputando mais modalidades, os recursos aumentaram e os atletas se prepararam bem. Esperamos um resultado melhor ainda que o de Atenas", disse Andrew Parsons, secretário-geral do CPB.
Leia mais:
Algoz da seleção, Mireya Luis se torna amiga de rivais brasileiras e as chama para Cuba
Brasil perde para a Sérvia e fica com o vice no Mundial de vôlei feminino
Falavigna retorna de Hamburgo com medalha de prata
O meia-de-rede Rodrigão deve ter alta a qualquer momento
A cidade de Macau foi a escolhida para o período de aclimatação de uma semana, entre os dias 22 e 30 de agosto, de 72 atletas, sendo 48 do atletismo e 24 da natação. Durante esse tempo eles treinaram e tentaram se adaptarar ao novo fuso-horário, 11 horas adiantado em relação ao da terra natal. Os demais representantes brasileiros chegam até este domingo na capital chinesa, vindos direto do Brasil.
O governo local diz que o sucesso das Olimpíadas de Pequim deve se repetir nas Paraolímpíadas. Na sexta-feira (29), durante vistoria das preparações para os Jogos Paraolímpicos, o vice-presidente chinês, Xi Jinping,declarou que deve ser dada a eles a mesma importância dada às Olimpíadas, garantindo um trabalho exemplar, segundo informou a agência estatal de notícias Xinhua.