O Comitê Olímpico Internacional (COI) alertou que poderá ser obrigado a alterar a programação de eventos como a maratona, ciclismo e o triatlo nos Jogos Olímpicos de Pequim se a poluição na capital chinesa não for resolvida.
o comitê médico da entidade deixou claro que, em um estudo preparado pelo COI, a saúde dos atletas não será em grande parte afetada pelo clima em Pequim. Segundo o relatório, nenhuma das provas realizadas nos últimos meses em Pequim registrou problemas de saúde. Algumas delas foram realizadas em agosto de 2007, para testar as condições no mesmo mês em que os jogos ocorrerão.
Os médicos, porém, admitiram que há "algum risco" para competições que exijam estar pelo menos "uma hora em atividade física extrema - como ciclismo, maratona, mountain bike e triatlo".
Leia mais:
Algoz da seleção, Mireya Luis se torna amiga de rivais brasileiras e as chama para Cuba
Brasil perde para a Sérvia e fica com o vice no Mundial de vôlei feminino
Falavigna retorna de Hamburgo com medalha de prata
O meia-de-rede Rodrigão deve ter alta a qualquer momento
Em Lausanne, o COI deixou claro que esse risco é suficiente para que a entidade já abra "procedimentos para permitir que um plano B seja ativado caso necessário". A entidade não prevê, porém, a mudança dos locais dos eventos, mas sim adiamentos para dias em que a qualidade do ar esteja melhor.