A audiência de TV norte-americana está a postos para uma espera de 12 horas para assistir à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos nesta sexta, 8, já que a emissora NBC vai esperar até o fim da tarde dos EUA para exibir o espetáculo de três horas do Ninho dos Pássaros em Pequim.
A cerimônia começou às 8 da noite de Pequim, 8 da manhã na costa oeste dos Estados Unidos. Já que a rede pagou U$894 milhões de dólares pela exclusividade dos direitos de exibição dos Jogos Olímpicos nos EUA, está esperando o horário nobre para exibir a abertura. Uma audiência maior vai engordar os lucros da NBC, que vendeu U$1 bilhão de dólares em publicidade a ser exibida durante a cerimônia.
Numa era de Internet, na qual praticamente todas as outras produtoras de informação estão cobrindo a abertura ao vivo, o atraso na cobertura da NVC irritou alguns possíveis espectadores. "A cerimônia de abertura está passando e o programa 'Today' está exibindo um quadro sobre culinária", observou Charles Barthold, usando o Twitter para reclamar sobre a restrição.
Leia mais:
Algoz da seleção, Mireya Luis se torna amiga de rivais brasileiras e as chama para Cuba
Brasil perde para a Sérvia e fica com o vice no Mundial de vôlei feminino
Falavigna retorna de Hamburgo com medalha de prata
O meia-de-rede Rodrigão deve ter alta a qualquer momento
No "Today", programa matinal que está sendo transmitido de Pequim durante as Olimpíadas, os apresentadores nem pareciam notar que o estádio logo ao lado estava em intensa atividade. Isso pode ter acontecido porque, de acordo com o 'TVNewser', os quadros do 'Today' de sexta-feira foram pré-gravados. O programa entrevistou o nadador Michael Phelps, falou sobre a moda em Pequim e repetidamente lembrou os telespectadores que a cerimônia iria começar às 7:30 da noite na NBC.
Já que a NBC é a única com autorização para exibir os Jogos nos EUA, os espectadores viram flashes dos jogos ao longo da sexta-feira. Mas outras redes de televisão buscaram maneiras alternativas de cobrir o evento. A CNN transmitiu ao vivo de uma das 'áreas de torcida' em Pequim enquanto cidadãos assistiam a cerimônia em telões.
No Twitter, usuários frustrados postavam links para transmissões ao vivo internacionais dos Jogos, incluindo uma da emissora CBC, no Canadá. O blog 'The Rings' fez uma coletânea de links de várias fontes.
Alexandre Meyer, um engenheiro mecânico de Milwaukee, em Wisconsin, invocou o dilema num post no Twitter na manhã de sexta: 'Tentando não acessar nenhuma mídia porque quero assistir à transmissão em alta definição da cerimônia de abertura pela NBC'.