O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta segunda-feira (23), ações de apoio à candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, durante a comemoração do Dia Olímpico.
Lula assinou decreto criando o Comitê de Gestão de Ações Governamentais e encaminhou ao Congresso Nacional projeto de lei que institui crédito de R$85 milhões para suporte de atividades da candidatura. O evento aconteceu no Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio.
O detalhamento do suporte governamental está entre os itens exigidos pelo COI no dossiê que deverá ser elaborado por cada candidata até o dia 12 de fevereiro de 2009. Além do Rio, concorrem Chicago, Madri e Tóquio. A escolha do COI será anunciada no dia 2 de outubro de 2009.
"Não vamos começar esta candidatura do zero. A experiência dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 será amplamente utilizada. É preciso mostrar nossas qualidades, como fizemos nos Jogos Pan-americanos. Já fizemos o necessário, que foi inscrever a candidatura do Rio de Janeiro. Já fizemos o possível, que foi classificar a cidade entre as quatro candidatas finalistas. Agora, é hora de fazer o que muitos consideram impossível. É hora de assumir um compromisso nacional, estadual e municipal e fazer um trabalho sólido. Tenho convicção de que o Rio pode conquistar o direito de realizar os Jogos Olímpicos de 2016", disse Lula.
Na cerimônia, que contou com a presença de vários políticos, atletas e ex-atletas, o presidente Lula recebeu a bandeira da candidatura do Rio à sede dos Jogos Olímpicos de 2016 das mãos do medalhista olímpico Marcelo Ferreira, do iatismo, e da medalhista paraolímpica Karla Cardoso, do judô.